SAÚDE E BELEZA

Cuidados com o cabelo que fazem a diferença


| Tempo de leitura: 3 min

Excesso de sol, secador, chapinha, química mal-feita, falta de boas vitaminas… Tudo isso faz com que o cabelo sofra e enfraqueça. Se você somar dias estressantes e pouco cuidado, pode até piorar.

Assim como a pele, os cabelos precisam de uma rotina de cuidados e bons hábitos frequentes. A seguir, eu conto mais pra você.

Sinais de um cabelo fraco

Os sinais de cabelo fraco incluem queda excessiva, fios quebradiços e sem brilho, além de uma textura áspera e ressecada. Quando o cabelo está enfraquecido, ele tende a apresentar pontas duplas, dificuldade de crescimento e excesso de frizz. A falta de volume também é um indicativo de que os fios estão danificados e sem vitalidade.

Esses problemas podem ser causados por diversos fatores, às vezes, mais de um ao mesmo tempo. Por isso, vou comentar cada um deles e trazer sugestões de bons cuidados.

Alimentação

Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como ferro, zinco, biotina, vitaminas A, C, D e E, além de proteínas e ácidos graxos essenciais, ajuda a fortalecer os fios. Inclua na sua dieta alimentos como ovos, peixe, nozes, frutas, vegetais verdes e leguminosas. Tomar água também ajuda na hidratação dos fios.

Atenção ao excesso de química

Produtos como tinturas, alisantes e descolorantes tendem a danificar profundamente o cabelo se usados em excesso. Procure dar intervalos entre os tratamentos químicos e, sempre que possível, opte por alternativas mais suaves para não enfraquecer os fios.

Questões de saúde

Condições como anemia e deficiência de vitaminas, especialmente ferro e vitamina D, impactam a saúde do cabelo. Se você notar queda excessiva ou enfraquecimento, consulte um médico para investigar possíveis deficiências e tratar qualquer problema de saúde. É importante entender antes o que está acontecendo, e nada de automedicação.

Lavagem correta

Lavar o cabelo com frequência, mas sem exageros, é importante para evitar o acúmulo de resíduos. Use shampoos suaves e adequados para o seu tipo de cabelo, e não esfregue os fios com força - opte por massagear seu couro cabeludo. Enxágue bem e use condicionador nas pontas para evitar o ressecamento. Óleos para pontas e creme de pentear também ajudam a evitar o frizz.

Estresse sob controle

O estresse prolongado pode afetar a saúde capilar (e a saúde em geral), resultando em queda de cabelo. Práticas como meditação, exercícios físicos e uma boa noite de sono reduzem os níveis de estresse e promovem o crescimento saudável dos fios.

Não durma com cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado pode enfraquecer os fios, já que a umidade constante favorece a quebra e o surgimento de fungos no couro cabeludo. Se possível, seque os cabelos antes de dormir ou use uma toalha para remover o excesso de água. Outra alternativa é lavar os fios mais cedo, e não à noite.

Chapinha e secador com cuidado

O uso excessivo de chapinhas e secadores danifica os fios, tornando-os frágeis e quebradiços. Quando usá-los, sempre aplique um protetor térmico e tente evitar o uso diário para não comprometer a saúde do cabelo.

Produtos bons e adequados ao seu cabelo

Usar produtos de qualidade, adequados ao seu tipo de cabelo, faz toda a diferença. Prefira shampoos, condicionadores e máscaras capilares que contenham ingredientes nutritivos, como óleos naturais, proteínas e ceramidas, para fortalecer e hidratar os fios.

Cabelo também merece visitas ao médico

Se você tem notado o cabelo mais fraco ou com excesso de queda, marque logo com seu dermatologista. Uma vez que o cabelo tem um ciclo de crescimento, os tratamentos são mais longos, mas trazem bons resultados.

Seu dermatologista pode indicar produtos mais adequados, vitaminas e até sugerir tratamentos para o couro cabeludo, como a intradermoterapia, que aplica vitaminas diretamente na raiz dos fios - fazendo com que os efeitos sejam mais interessantes.

Comentários

Comentários