
O bauruense Walter Bozzini Moura, de 53 anos, conquistou a primeira mandala das “Six Majors” para a cidade de Bauru. O atleta e professor obteve o item mais cobiçado pelos corredores do mundo todo após uma trajetória de 12 anos, que o levou a completar os 42 quilômetros e 195 metros de cada uma das seis maratonas mais importantes do mundo: Berlim (2013), Chicago (2014), Nova Iorque (2017), onde fez seu melhor tempo, de 2:59:15, Boston (2019), Londres (2022) e a mais recente delas, a de Tóquio, em março deste ano. A honraria foi entregue a ele pela organizadora Abbott após a prova no Japão.
Conforme o JC mostrou na Entrevista da Semana, na qual Walter foi o personagem, em 9 de junho do ano passado, o bauruense se preparou para o ciclo desta última maratona no Quênia. Ele participou de uma imersão profissional na Home of Champions (Casa dos Campeões), na cidade de Iten.
No país número 1 das corridas de longas distâncias, Walter treinou com nomes como Abel Kirui, campeão da Maratona de Berlim em 2009, Nikolas Kosgei, que venceu a Maratona de São Paulo em 2024, e Timothy Kiplagat, primeiro colocado na São Silvestre 2023. Em suas palavras, foi muito mais do que uma pós-graduação em corrida. Na África, se inteirou de aspectos como a alimentação, rotina e foco dos vencedores. Walter é professor da assessoria Iron Coach, que trabalha com corredores, ciclistas e triatletas em Bauru. Sua parceira de trabalho é a esposa Juliana Cristina D'Angelo.
“Essa conquista, por mais que a jornada tenha sido grande, valeu a pena. Ela (a mandala) é um exemplo para a corrida de rua em Bauru. Particularmente, foi uma experiência profissional incrível. Torço para que, em breve, possamos ter mais mandalas nos peitos dos bauruenses”, comentou Walter.
Na infância, foi obeso e, por intermédio da modalidade, remodelou o próprio corpo. Também pela corrida, Walter abriu mão de uma carreira consolidada como engenheiro químico em uma multinacional de São Paulo. Voltou para Bauru, fez Educação Física na FIB e tornou-se um dos preparadores físicos mais qualificados da cidade.