
Em dias mais quentes, é normal que antes mesmo do meio do dia a gente sinta nossa pele mais oleosa. Chegando ao fim do dia, dá aquela sensação de brilho de oleosidade na pele, como se fossemos derretendo pouco a pouco.
Sem os devidos cuidados, é mais fácil os poros ficarem entupidos e nossa pele apresentar cravos também. Por isso, se a oleosidade tem aparecido por aí, vale ler com atenção a coluna de hoje!
Por que a oleosidade aumenta no calor?
O calor estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para manter a pele hidratada e protegida. Dessa forma, é natural a gente perceber um aspecto mais brilhante e propenso à acne.E tem mais: o suor se mistura com a oleosidade natural da pele, dificultando a evaporação e deixando a pele com sensação pegajosa. Além disso, a umidade do ar pode fazer com que os poros fiquem mais dilatados, facilitando o acúmulo de impurezas. Todos esses ingredientes são a receita certa para nossa pele ficar com poros mais entupidos, sobretudo quando a gente erra a mão nos cuidados.
O que fazer para cuidar da pele oleosa?
1. Não lave o rosto em excesso
Algumas pessoas tentam combater a oleosidade lavando o rosto com muita frequência ou usando produtos agressivos, ou seja, em vez de duas ou três vezes, elas lavam sempre que sentem a necessidade.
Isso pode causar efeito rebote, que é quando a pele interpreta a remoção excessiva do sebo como um sinal para produzir ainda mais óleo.
O que fazer: lave de manhã e antes de dormir, mais do que isso apenas se seu dermatologista indicar. Opte sempre pela água fria e um sabonete próprio para pele oleosa, ok?
2. Escolha produtos para pele oleosa
Produtos para pele oleosa são sempre mais indicados porque contêm ingredientes específicos para controlar a produção excessiva de sebo, reduzir o brilho e prevenir acne.
Entre eles, estão:
Ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os poros e reduzir a acne, além de ter efeito anti-inflamatório,
Ácido glicólico para remover células mortas da pele e melhorar a textura, prevenindo a obstrução dos poros.
Niacinamida (Vitamina B3), que reduz a produção de sebo, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a minimizar a aparência dos poros.
Ácido hialurônico, que hidrata sem deixar a pele oleosa, ajudando a manter o equilíbrio.
Zinco, com propriedades anti-inflamatórias e muito eficaz no controle da acne.
O que fazer: antes de sair comprando, consulte seu dermato para entender o que é mais indicado à sua pele. Ele pode prescrever produtos multifuncionais bem interessantes.
3. Esfolie sua pele
A esfoliação é uma etapa bem importante no cuidado a peles oleosas porque ela ajuda a retirar células mortas, promove a renovação celular, desobstrui poros e ainda melhora a penetração de demais produtos.
O que fazer: só tome cuidado para não esfoliar em excesso. Em geral, para peles oleosas o recomendado é duas vezes na semana. Esfolie com produtos indicados para isso, preferencialmente depois de lavar o rosto.
4. Pele oleosa também pede hidratação e proteção solar
Uma pele pode ser oleosa e ainda assim estar ressecada, toda pele pede hidratação, o que vai mudar é o tipo de produto. Para uma pele oleosa, seu dermatologista vai recomendar hidratantes em gel, muito provavelmente com ácido hialurônico na composição.
O mesmo vale para o protetor solar, ele é superimportante, mas vale usar as versões livres de óleo.
O que fazer: use conforme a recomendação. Uma pele bem hidratada e protegida do sol fica mais resistente e consegue controlar melhor a produção de sebo.
5. Faça tratamentos indicados pelo dermatologista
Entre eles, a limpeza de pele é muito interessante para desobstruir poros e manter a pele mais iluminada. Existem ainda os peelings químicos, assim como o microagulhamento - os dois atuam para diminuir aparência dos poros e podem ajudar se você tiver marcas de acne
O que fazer: consulte seu médico e entenda o que é mais recomendado à sua pele.
No mais, evite dormir de maquiagem e não coloque tanto a mão no rosto, são dois hábitos que obstruem os poros e aumentam a oleosidade.