
Continuando a organizar o seu closet ou armário, vamos falar da sapateira.
Hoje com os novos costumes, muitas casas transferiram esse espaço para lavanderia, entrada da casa, área de serviço... principalmente para aqueles sapatos mais utilizados.
Mas, ainda assim temos os calçados que ficam sempre no closet e para isso o ideal é que eles tenham um espaço só pra eles: A SAPATEIRA!
Ou que pelo menos sejam guardados em uma porta do armário só para esse fim. Por quê? Porque por mais que limpemos, sapatos são sujos, podem cheirar, então não devemos misturá-los com as roupas e menos ainda com roupas de cama e banho.
Se você me disser: Não tenho lugar! Então que eles fiquem sempre nas prateleiras mais baixas do guarda-roupa.
•Se você vai organizar os calçados em prateleiras com pouca profundidade, uma boa solução é seguir essa inspiração. Intercale os pares (coloque um pé direcionado para frente e outro para trás) para deixar o modelo todo a vista, e otimiza o espaço.
•Se as prateleiras tiverem o espaço bem grande na altura entre uma e outra, a dica é utilizar um acessório especial, o suporte de calçados, otimiza o espaço utilizando o vão na altura entre as prateleiras.
•Em prateleiras profundas, para se ter melhor visualização de todas as opções que possui, disponha os pares com um pé na frente e outro atrás, assim terá todos à vista. Não esqueça, o que não é visto, não é usado!
•Rasteiras e chinelos podem ser organizados em colmeias, economiza muito espaço. Conforme a necessidade, até as sapatilhas podem ser disponibilizadas dessa maneira.
•Botas, o ideal é que fiquem de pé, e com suportes dentro do cano, para que o couro não amasse e fique marcado.
•O ideal é categorizar por modelo e identificar em cada prateleira, fica mais fácil a manutenção.
•A sapateira masculina geralmente é mais fácil de organizar e manter em ordem, como todo o armário masculino, rs.
E preste atenção:
Nunca guarde seus sapatos em lugar úmido, a umidade no tecido ou couro pode acabar com o seu tão adorado calçado. Então, leve sempre em consideração a ideia de guardá-los em local seco e arejado.
Ao retirar o calçado do pé não o guarde imediatamente. Deixe sempre tomar um ar, além de poder ficar com cheirinho desagradável, a umidade que o pé libera no calçado pode determinar a proliferação de fungos. O ideal é deixar o sapato de um dia para o outro "tomando uma fresca".
Limpá-los, e só então voltar ao armário!
Mãos à obra? Você não vai se arrepender!
Abraço!