MANEJO URBANO

Irmã Serafina terá duas palmeiras retiradas por risco de queda

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Google
Ação será feita neste sábado com corte de palmeiras após laudos técnicos; mudanças no trânsito e no transporte público estão previstas.
Ação será feita neste sábado com corte de palmeiras após laudos técnicos; mudanças no trânsito e no transporte público estão previstas.

A Prefeitura de Campinas realiza neste sábado (29) e domingo (30) a retirada de árvores com risco de queda e poda preventiva em dois pontos da região central. A operação será executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), e envolve a remoção de uma árvore e duas palmeiras que já estão mortas, além da poda de uma árvore após exame de tomografia.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Os serviços ocorrerão sempre das 8h30 às 16h, com bloqueios no trânsito coordenados pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

No sábado (29), a interdição acontece na rua Irmã Serafina, no trecho entre as ruas Conceição e General Osório. A via terá:

  • Pista externa totalmente bloqueada para a retirada das duas palmeiras mortas no canteiro central;
  • Pista interna com bloqueio parcial, podendo ter interrupções momentâneas no trânsito para retirada de galhos.

Desvios no transporte coletivo e de veículos serão realizados. Os ônibus serão direcionados pela pista interna da avenida Moraes Salles e rua Luzitana até a rua General Osório. Já os carros que trafegam pela pista externa serão desviados pelas ruas Conceição, Boaventura do Amaral e General Osório.

No domingo (30), os trabalhos de poda ocorrerão na praça Guilherme de Almeida, no entroncamento entre as avenidas Campos Salles e Francisco Glicério. O bloqueio será entre as vias José Paulino e Glicério. Inicialmente, haverá interdição total, com posterior liberação da faixa da direita após o corte dos galhos.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, todas as árvores passaram por avaliação técnica, com laudos que atestam o risco de queda. A intervenção é necessária para evitar acidentes em áreas com grande circulação de pedestres e veículos.

Seis agentes da Mobilidade Urbana estarão envolvidos na operação especial, atuando na sinalização, controle do tráfego e orientação de motoristas, pedestres e usuários do transporte público.