CULTURA

Oficina 'Videocorpo: narrativas desobedientes' acontece em abril

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

No dia 12 de abril, um sábado, Bauru receberá a oficina gratuita "Videocorpo: narrativas desobedientes", que explora a interseção entre corpo, atuação e a construção de narrativas subversivas no audiovisual.

Conduzida pelo Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), da Universidade Estadual de Maringá, a atividade é viabilizada por recursos da Lei Paulo Gustavo. Serão realizados exercícios com foco na atuação, experimentos práticos com câmera e práticas corporais.

Além de proporcionar um espaço de experimentação e aprendizado, a oficina também tem como objetivo a seleção do elenco para o episódio piloto da websérie "Pequenas Histórias Desencontradas", que será gravada em maio de 2025.

Para participar, é necessário ter disponibilidade para os dois turnos da oficina. Elas acontecem das 8h às 12h e 14h às 18h, no DEA 2, situada na rua Dr. Alípio dos Santos, 5-22, Jardim Panorama

Websérie

Ambientada na cidade de Bauru, a série tem como mote de criação o amor como política dos afetos. Ao narrar histórias reais de mulheres, a partir de narrativas negligenciadas, que são constantemente invisibilizadas pela sociedade, a série expõe alguns marcadores sociais opressivos e a disparidade de gênero pelas quais as mulheres são categorizadas quando o assunto são suas vidas amorosas e afetivas.

Personagens a serem selecionados: Bruna - mulher entre 20 e 25 anos; psicóloga - mulher entre 30 e 40 anos; dona do bar - mulher entre 50 e 60 anos; escorpiana - mulher na faixa dos 40 anos; garoto - homem entre 20 e 25 anos. Além dos personagens, serão selecionadas pessoas para compor o elenco de apoio e figuração.

O projeto é realizado com recursos do Edital de Fomento à Execução de Ações Culturais - Audiovisual, Lei Paulo Gustavo (Bauru). A companhe mais sobre o projeto pelo instagram: @hist.desencontradas

Ministrantes

André Rosa transita entre o teatro, a dança, a performance, a pedagogia e os saberes anticoloniais. Ator, dançarino, performer, iluminador e pesquisador das Artes da Cena e das Imagens em Movimento. Doutor, é docente na Licenciatura em Teatro e Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá. Se.

Milena Plahtyn é atriz, produtora e preparadora corporal. Como atriz e bailarina, participou de mostras e festivais no Brasil, Espanha e Portugal.

Comentários

Comentários