PERSONAGENS

Mascotes do sorteio da Libertadores viram meme nas redes

Por Adrielly Souza | da Folhapress
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/ESPN
Personagens do sorteio da Conmebol chamaram a atenção nas redes
Personagens do sorteio da Conmebol chamaram a atenção nas redes

O sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana, que ocorreu na noite da última segunda-feira (17), teve dois convidados inesperados que roubaram a cena -mas não da forma esperada.

No palco da sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, apareceram dois bonecos vestidos de gala, representando uma bola de futebol e uma taça.A reação nas redes sociais foi imediata: muitas críticas, piadas e comparações com mascotes conhecidos, como Zé Gotinha e Globolinha.

"Conmebol é bizarra kkkkkkk parece coisa de campeonato de bairro... uma falta de empenho absurda", escreveu um usuário no X, identificado como @imperadorMendig.

Outro, @FeFontanaGyn, também ironizou: "Que coisa feia, misericórdia kkkkk nem os mascotes da Caixa ou o zé gotinha eram tão feios". Já @guilbasto criticou a produção do evento: "Mas que coisa amadora, que coisa sofrível... Tantos e tantos milhões nessa Copa, pra fazerem isso".

Apesar da confusão, os personagens não são mascotes oficiais dos torneios -que, aliás, nunca tiveram um. Eles são Esférico Bolete e Glória Eterna, apresentadores de um jornal fictício na série animada "Notifut", criada pela Conmebol para contar a história dos campeões da Libertadores.

O programa, lançado no ano passado no YouTube, traz episódios curtos em que jogadores históricos aparecem como personagens animados. No episódio dedicado ao Fluminense, que estreou em agosto de 2024, os escolhidos para ganhar versões em desenho foram Marcelo, Paulo Henrique Ganso e Felipe Melo, protagonistas do título de 2023. Já no capítulo do Flamengo, publicado em setembro, Zico, Arrascaeta e Bruno Henrique.

A animação também conta com outros personagens, como os repórteres Botina e Miguayo Zapata, o entrevistador Guan Thiago Goleiro e o trio Los Hermanos Pitazzo.

Mesmo com a recepção negativa dos mascotes no evento, a série tem boa audiência. O episódio mais popular no Brasil, o do Flamengo, soma 4,7 milhões de visualizações em português.

Comentários

Comentários