COMBATE AO CRIME

Pouco conhecido, o app '190 SP' é seguro, discreto e útil

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens
Ferramenta pode ser baixada através dos sistemas iOS e Android
Ferramenta pode ser baixada através dos sistemas iOS e Android

Desconhecido da maioria dos moradores paulistas, o aplicativo 190 SP está disponível desde 2022 para o registro de ocorrências como violência doméstica, perturbação do sossego, 'pancadões', roubo e furto. Mais recentemente, também foi incorporada à ferramenta a opção 'segurança Escolar', que dá atendimento prioritário a casos de emergência em escolas.

O dispositivo pode ser baixado por usuários dos sistemas iOS e Android, porém, considerando apenas este último, foram feitos pouco mais de 100 mil downloads. Para o capitão Nilson Tarcisio de Campos, chefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Bauru, os cidadãos, em sua maioria, continuam preferindo ligar para o 190 porque o aplicativo exige o preenchimento de um pequeno cadastro, com informações como nome, RG, CPF e e-mail.

"Muitas pessoas acham que, por conta disso, não terão mais a possibilidade de fazer denúncias de forma anônima, o que não é verdade", frisa. Sempre que o usuário abrir a ferramenta e escolher qual é a natureza da ocorrência que deseja registrar, surgirá a opção de formalizá-la de modo anônimo ou não.

Na sequência, deverá responder com sim ou não a um rol de perguntas previamente cadastradas para fornecer todos os detalhes possíveis sobre o caso, com a possibilidade de compartilhar, se quiser, sua geolocalização, sem necessidade de contato com um atendente. O capitão analisa que o aplicativo pode ser mais seguro nas situações em que uma vítima ou testemunha de um crime não possuem condições de falar ao telefone, como é o caso de mulheres vítimas de violência doméstica acuadas dentro de casa por seus agressores.

UTILIDADE

No entanto, ele destaca que o 190 SP é útil principalmente para a comunicação de ocorrências mais simples quanto ao nível de detalhamento exigido. "Por telefone, as perguntas do policial militar ao solicitante nos dão qualidade e qualidade de informações muito maiores, o que nos ajuda a chegar no local da ocorrência para prestar apoio com mais segurança. Então, em situações mais complexas, para a PM, é mais interessante que o cidadão ligue para o Copom", reforça.

Além dos chamados ao 190, também são mais frequentes registros no site da Polícia Militar, para meio de um link que direciona usuário para a delegacia eletrônica da Polícia Civil. No portal, sem necessidade de cadastro prévio, é possível confeccionar boletins de ocorrência por furto, acidentes de trânsito sem vítimas e desaparecimento de pessoas, perda de documentos, estelionato, violência doméstica, entre outros. "Esta é mais uma opção, porque, se a pessoa liga para o 190 em um horário de grande de demanda, pode ficar na espera até conseguir ser atendida", pondera.

Comentários

Comentários