
A partir das 8h deste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Bauru passará a funcionar de forma ininterrupta, com plantão presencial 24 horas.
A mudança visa atender diretrizes do Governo Estadual, por meio do governador Tarcísio de Freitas, segundo os quais os municípios sedes de Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinters) devem contar com DDMs operando durante 24 horas com objetivo de oferecer um atendimento especializado sobretudo às vítimas de violência doméstica.
Com a medida, a “DDM Online”, na qual as vítimas compareciam ao Plantão Policial para falar remotamente com uma policial feminina, por meio da ‘Sala Lilás’, ficará desabilitada. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (7), em um café da manhã especial com as policiais, que foram homenageadas por conta da data. Em Bauru, são 90 profissionais atuando na área (leia mais abaixo).
Plantão Presencial DDM
O plantão da DDM em Bauru funcionará no prédio da unidade, localizado na Praça Dom Pedro II, 2-70, no Centro, e será responsável pelo registro de boletins de ocorrência (BOs), prisões em flagrante, representações para concessão de medidas protetivas de urgência e outras medidas cautelares, requisição de exames periciais, encaminhamento das vítimas a serviços de apoio e proteção, realização de escuta especializada e coleta de depoimento especial, entre outros atos de Polícia Judiciária.
O atendimento será voltado a mulheres vítimas de violência doméstica e crimes sexuais, além de crianças e adolescentes. A unidade 24 horas responderá pelas ocorrências de toda a área da Delegacia Seccional de Bauru, que abrange 19 cidades. Durante os dias de semana, funcionará no período noturno, das 18h às 8h do dia seguinte. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento será dividido em dois turnos: das 8h às 20h e das 20h às 8h. Além do delegado plantonista, a equipe contará com um escrivão e pelo menos um investigador.
Café das Mulheres
Segundo o diretor do Deinter-4, delegado Ricardo Luiz de Paula Martines, a grande homenagem da Polícia Civil, não só de Bauru, mas de todo o Estado, é a implementação das DDMs com funcionamento 24 horas nas sedes dos departamentos.
“Bauru contará com atendimento presencial 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com uma equipe composta por delegado, investigador e escrivão, de preferência do sexo feminino, que atenderão a cidade e os 18 municípios que compõem a Seccional de Bauru. Eles atuarão especificamente em crimes que têm a mulher como vítima”, frisou Martines.
O diretor do Deinter-4 também foi um dos palestrantes no café da manhã organizado pela Polícia Civil de Bauru para as 90 profissionais que atuam na cidade. O evento ocorreu no auditório da DDM.
A delegada assistente da Seccional de Bauru, Priscila Bianchini de Assunção Alferes, destacou que o café desta sexta-feira foi uma oportunidade para celebrar a igualdade de gênero e a posição da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. “Queremos que nós, mulheres, ocupemos cada vez mais os diversos cargos que a sociedade ainda entende como profissões masculinas, mas que não são, entre elas as de policial”, afirmou.
Atualmente, o Deinter-4 conta com um efetivo de 350 mulheres distribuídas em diversas funções, sendo 90 delas em Bauru.


