OPINIÃO

Solução do confllito Ucrânia // Rússia

Por Shigueko Sakai |
| Tempo de leitura: 2 min

Autoridades europeias estão empenhadas na busca pela paz para dar um fim à guerra iniciada por Vladimir Putin na Rússia, que invadiu a Ucrânia.

Seguindo o raciocínio da cúpula europeia, ocorrida na Inglaterra, a proposta de trégua de um mês no conflito entre a Ucrânia e a Rússia, acredito ser ideal um adendo para dar esse tempo o suficiente para os ucranianos e russos residentes nas áreas dominadas por Rússia, não importando a língua utilizada, a liberdade em escolherem a nação a que querem pertencer, simplesmente Ucrânia ou Rússia.

Os que querem pertencer à Ucrânia, que sejam acolhidos por todas as nações do continente europeu até definição quanto ao destino a dar às áreas dominadas pela Rússia.

Destinar bilhões de dólares para corrida armamentista é nada elogiável. Lula, o nosso presidente da República, negou ajuda à Ucrânia, afirmando não obter a paz fornecendo ajuda financeira para fins bélicos. Concordo.

Destinar financeiramente para abrigar o povo da Ucrânia a deixar as áreas de conflito dominadas por Rússia por um mês, ou por mais tempo, há de ser bem mais suave e estaria servindo para fins humanitários e não bélicos.

Paralisaria o mundo Agroindustrial e Comercial? Que o mundo inteiro suporte. São para fins humanitárias.

Uma nova reunião a designar, que seja num país neutro, entre as autoridades europeias juntamente com autoridade russa para um consenso a nível global, dar direito ao povo de escolha para viver em regime ditatorial ou em regime democrático.

Liberdade, igualdade e fraternidade hão de prevalecer. É momento para a Europa confirmar para o mundo a existência da verdadeira democracia.

Estamos no século XXI, a Era da Inteligência Humana. Sem limites e sem fronteiras. Superamos a Era da Pedra. Arrebentar tudo quanto foi construído por séculos com bombas destrutivas não é nada saudável.

Todos os conflitos agressivos e destrutivos que eclodem no mundo afetam a todos. A China é uma nação exemplar, que visa em construir para o bem-estar da humanidade.

Não à destruição! Com explosão de bombas nucleares para voltarmos à Era da Pedra, a começar tudo de novo por sobreviventes, simplesmente, uma regressão que ninguém merece.

Comentários

Comentários