O Brasil leva seu 1º Oscar, como filme estrangeiro. "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, e mais 2 indicações não obtendo sucesso - Melhor Filme e Melhor Atriz. Há tempos o Brasil não figurava entre os possíveis ganhadores de um Prêmio na Academia do Cinema.
Com o crescimento da informática, hoje as empresas trabalham mais para desenvolver o cinema via computadores, celulares de alta qualidade e abandonaram as Salas de Cinema que, com o passar dos anos, perderam seu charme do "escurinho do cinema".
Com a ascensão do filme "Ainda Estou Aqui", teve reinicio as grandes bilheterias que dominavam o cinema nacional durante muito tempo.
Walter Salles já um diretor conhecido, pois teve em 1998 "O Que é isso Companheiro", em 1999 a indicação com o filme "Central do Brasil", estrelado também por Fernanda Montenegro, e trazendo em sua bagagem um conhecimento de gabarito profissional.
Todas as honras do "Ainda Estou Aqui" inicia-se com o autor do livro, Marcelo Rubens Paiva, e pela escolha acertada de Fernanda Torres, Selton Mello, casal representando o casal Eunice Paiva e Rubens Paiva de forma magistral, que coube a indicação de melhor atriz a Fernanda Torres, mas que, infelizmente, não ganhou.
Com toda a certeza toda a equipe que se formou para a realização do filme "Ainda Estou Aqui" merece os nossos aplausos, pois conseguiu, numa época em que o brasileiro volta-se as festividades carnavalescas, ter sua atenção focada para a premiação do Oscar. De Norte a Sul, o Brasil, vibrou com a conquista da estatueta.
É o reconhecimento da cultura brasileira em todas as áreas e demonstrando ao mundo a grandiosidade de nossa cultura.