Ela chamava-se "Mutual UFO Network" quando foi criada nos EUA em 30/5/1969. Depois ficou famigerada pela sigla "MUFON". Ela é uma das maiores e mais antigas redes investigativas de ufologia. Ela estuda cientificamente o fenômeno ufo. Tem mais de 3 mil investigadores de escol espalhados pelo mundo. Todos são voluntários.
Ela ganhou capilaridade mundial ao investigar casos de ufos vistos. Ofertando relatórios concisos às autoridades competentes. Ela e o Pentágono viviam em rota de colisão (conflito de interesses). Em 29/4/2020, o Pentágono atestou publicamente que eram genuínos os vídeos gravados com ufos vistos por pilotos de caças da marinha. Em exercícios militares de navios na costa sul da Califórnia de 2004 a 2015. Em audiência pública em 27/7/2023 com deputados e senadores, em Washington, D.C., pedida pela MUFON, foi divulgado que detritos de acidente com um ufo e materiais biológicos de ets foram recuperados pelo exército dos EUA, que acobertou a verdade factual.
Tal fato foi revelado por David Grusch, um ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos EUA. De 17 a 20/7/2025 a MUFON fará um simpósio anual no Centro de Convenções em Kentucky, EUA. Em 13/11/2025 deputados e senadores farão audiência pública, pedida pela MUFON, sobre novos casos ufológicos investigados.