
Neste sábado (1) e domingo (2), com temperaturas ultrapassando os 30 graus, oito poços de água do DAE na região norte de Bauru tiveram interrupção simultânea no abastecimento e afetaram milhares de famílias. A queixa é de que este foi o quarto final de semana consecutivo com as torneiras secas. Revoltados, moradores do Conjunto Habitacional Isaura Pita Garms e Parque Giansante, na região do núcleo Mary Dota, vão às ruas e realizam uma manifestação na manhã desta segunda-feira (3), fechando o trânsito da extensão da rua Alberto Paulovich. A Polícia Militar acompanha o ato.
Conforme a reportagem apurou com os munícipes, as unidades de captação e armazenamento são as do próprio Mary Dota, Beija-Flor, Lotes Urbanizados, duas do Distrito Industrial 3, Primavera, Cardia e Cruzeiro do Sul. A primeira informação indicava supostas quedas de energia. A CPFL Paulista, no entanto, informou que apenas um desses oito locais com poços foi afetado por oscilações na rede elétrica.
"A CPFL Paulista informa que, após acionada pelo DAE de Bauru no sábado, equipes foram mobilizadas prontamente para o atendimento emergencial nos oito locais informados. No entanto, somente uma unidade consumidora foi impactada, e agilmente regularizada. O fornecimento de energia opera normalmente para todas as unidades mencionadas. A CPFL Paulista acrescenta que está à disposição do DAE para esclarecimentos", comunicou a empresa por meio de nota ao JCNET.
DAE se manifesta
Já o DAE atribuiu responsabilidade à CPFL e destaca que o problema não foi prontamente resolvido pela compoanhia de energia, causando um déficit de aproximadamente 3 milhões de litros e água. "O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informa que o sistema da parte alta do Mary Dota ainda segue em recuperação devido à prolongada subtensão no fornecimento de energia elétrica pela CPFL, que afetou o funcionamento da unidade por cerca de 10 horas", diz a nota da autarquia.
O texto segue: "o restante das regiões da zona norte, impactadas durante o fim de semana, já teve o abastecimento restabelecido, mas a parte alta do sistema, especialmente os bairros Parque Giasante e Isaura Pitta Garms, ainda não se estabilizou completamente. A previsão é que a recuperação ocorra ao longo da madrugada, com normalização do abastecimento na terça-feira (4). Além disso, a substituição da bomba do poço Cardia foi concluída na noite de domingo (2), por volta das 21h, e o sistema já opera normalmente", conclui o DAE, que segue monitorando o sistema de abastecimento e reforça a importância do uso consciente da água até a plena recuperação do abastecimento.
Em casos emergenciais, os moradores podem solicitar caminhão-pipa pelo telefone 0800 771 0195.
Markinho fala
O vereador Markinho Souza (MDB), que tem forte atuação na região Norte da cidade, disse ao JC/JCNET que "infelizmente é uma região que tem esse problema com recorrência, por ser uma região alta. Num feriado prolongado como este, em que as pessoas estão mais em casa, o consumo é ainda maior. Este problema crônico já era para ter sido resolvido com a substituição da bomba que abastece o reservatório principal. No meu ponto de vista, não é para buscar culpados, mas precisamos entender. Recentemente foi entregue um condomínio, entre o Pagani e o Flórida, no final da avenida Darcy Cesar Improta. Foi feita uma interligação e esse condomínio recebe primeiro a mesma água que os bairros mencionados. Ocorre que ele fica na parte mais baixa e recebe primeiro a água. Importante a gente ver e reequilibrar isso."