CARNAVAL

Carnaval de rua de Bauru terá 2 dias com 8 escolas e 3 blocos

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Confira a programação completa mais abaixo
Confira a programação completa mais abaixo

O Carnaval de rua de Bauru 2025 começa neste sábado (1) com a promessa de valorizar a cultura e a história da cidade com muita vibração, diversidade e beleza. Pelo terceiro ano consecutivo, as escolas de samba e os blocos carnavalescos desfilarão na avenida Jorge Zaiden, no Jardim Contorno, diante do público que, mais uma vez, poderá aproveitar a festa no conforto da arquibancada montada para acomodar cerca de oito mil pessoas.

As agremiações levarão um show de tradição e cores, com sambas-enredos que exaltam fatos marcantes da cidade, a relação do homem com a tecnologia, a importância do grito como ferramenta de transformação social e histórica e as belezas do povo nordestino, entre outros temas.

Organizado pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Carnaval de rua de Bauru é gratuito e terá continuidade na segunda-feira (3). O Jornal da Cidade transmitirá ao vivo os dois dias de evento (leia mais na página ao lado).

Neste sábado, quatro escolas de samba e dois blocos tomarão a avenida, enquanto na segunda-feira outras quatro escolas e um bloco se apresentam. A ordem dos desfiles foi definida na semana anterior pelas escolas e blocos, com prioridade para as vencedoras do ano passado, conforme previsto em edital.

AGREMIAÇÕES

No dia 1, a festa começa às 19h com a entrada da Realeza do Carnaval, seguida pelos blocos Fiel Macabra e Pérola Negra. A partir das 21h30, rainhas e reis momos desfilam novamente para abrir passagem para as escolas Estação Primeiro de Agosto, Estrela do Samba de Tibiriçá, Pé de Varsa e Dragões da Vila.

Já na segunda-feira (3), após a primeira entrada da Realeza, a folia será retomada com o bloco Império da Lagoa do Sapo e segue com nova passagem das rainhas e reis momos e as escolas de samba Tradição da Zona Leste, Mocidade Unida da Vila Falcão, Acadêmicos da Cartola e Coroa Imperial da Grande Cidade (veja o quadro com os horários ao lado).

A apuração dos resultados será realizada na próxima quarta-feira (5) no Centro Cultural 'Carlos Fernandes de Paiva'. As escolas de samba serão avaliadas por 18 jurados em nove quesitos: bateria, harmonia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, enredo e fantasias. Já os blocos serão avaliados por dez jurados, levando em conta os quesitos bateria, samba-enredo, evolução e empolgação, enredo e fantasias, alegorias e adereços.

INTERDIÇÕES

Por conta dos desfiles, algumas interdições serão mantidas durante todo o Carnaval, até o término da desmontagem das estruturas, previsto para quarta (5). Entre os pontos já bloqueados para o trânsito está toda a extensão da avenida Jorge Zaiden, em ambos sentidos.

A partir das 7h de sábado (1), serão interditados, com acesso liberado somente aos moradores do local, os cruzamentos da rua Vitor Curvello de Ávila Santos com rua Narciso José Craveiro, avenida Orlando Ranieri com rua Sebastião Pregnolato, e rua Maria Casadei Giamolini com rua Jobe Nicolino. No período, as quadras 1 da rua Marcos Sérgio Ceschini e 6 da rua João Casarin terão sentido único de circulação.

A Emdurb informou que disponibilizará linhas extras de ônibus que passarão por aquela região da cidade, após os desfiles.

PREVISÃO

Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), de sábado (1) até terça-feira (4), o tempo permanecerá com características típicas de verão na região de Bauru, com sol entre poucas nuvens e sem chuva no período da manhã. A partir da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva em pontos isolados do Estado de São Paulo, com intensidade variando de moderada a forte.

Eventuais precipitações especificamente em Bauru, entre o fim da tarde e à noite, só poderão ser previstas com pouco tempo de antecedência, a partir das imagens detectadas pelos radares do IPMet. Entre sábado e terça-feira, as temperaturas continuarão elevadas, com mínimas de 21 graus e máximas de 34 graus.

Comentários

Comentários