ATRAVÉS DA SORRI

Prefeitura aumenta profissionais da Saúde da Família em Bauru

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Fachada da USF Vargem Limpa
Fachada da USF Vargem Limpa

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, finalizou o chamamento público para a operacionalização dos serviços nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A Sorri Bauru, atual responsável pelo trabalho, foi a vencedora. Serão criadas mais duas equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, atendendo mais 9 mil pessoas.

O funcionamento das USFs do Santa Edwirges, da Vila São Paulo e da Vila Dutra será de segunda a sexta-feira até as 22h, assim como já acontece na USF do Jardim Godoy há mais de dois anos. "A ampliação do funcionamento das unidades de saúde foi uma das medidas do governo da prefeita Suéllen Rosim (PSD) para garantir mais consultas e serviços da atenção primária à população", informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.

O novo contrato terá vigência a partir de março e nos próximos dias a prefeitura vai divulgar quando essas USFs começarão a funcionar em período ampliado. Além disso, mais duas USFs serão construídas com recursos do governo federal, após aprovação de projetos do município no ano passado. As USFs serão no Parque Roosevelt e no 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima – a primeira vai ser uma nova unidade e a segunda um novo prédio para unidade já existente. A contratação de equipes para as duas USFs já está prevista no novo contrato com a Sorri.

A Sorri Bauru, por sua vez, elaborou um robusto plano de trabalho, aprovado pela Comissão de Seleção. O resultado dá continuidade a um trabalho de excelência, aprovado pela população dos territórios atendidos — o grau de satisfação com a resolução de problemas de saúde na própria USF é de 88,7% (dado de 2023).

O novo contrato entra em vigência no início de março, com ampliação de duas novas equipes de saúde da família (eSF), cada uma delas composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem; e duas novas equipes de saúde bucal (eSB), com dentista e técnico de saúde bucal. Esses acréscimos permitirão um aumento significativo da cobertura assistencial e do acesso à saúde: serão mais 9.000 pessoas atendidas, totalizando um público de aproximadamente 70.000 nos territórios das nove USFs.

Ampliação de postos de trabalho

Para atender à expansão aprovada no plano de trabalho, a Sorri-Bauru irá aumentar em um terço a quantidade de profissionais da ESF (dos atuais 194 para 258). Os processos de contratação estão em andamento, com ampla divulgação nas redes sociais da Instituição, para início dos novos vínculos já em março. Algumas categorias terão crescimento expressivo de profissionais, como assistentes sociais (de cinco para catorze) e nutricionistas (oito para doze), e outras passarão a compor as equipes multidisciplinares (fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e médicos ginecologistas).

No distrito de Tibiriçá, o aumento da equipe com mais um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem reforçará o atendimento domiciliar e itinerante em áreas rurais e de difícil acesso.

Perspectivas futuras

Para os próximos dezoito meses, está prevista a entrega de uma nova USF, no Parque Roosevelt, a partir do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O recurso federal também permitirá a ampliação dos atendimentos da USF Nove de Julho, que passará a ter mais uma eSF e uma eSB e extensão do expediente até as 19h. Essa segunda fase de ampliação na Estratégia Saúde da Família elevará a estrutura das equipes para um total de 280 profissionais, consolidando um avanço importante na cobertura assistencial e na qualidade do cuidado ofertado a uma fatia significativa da população bauruense.

Comentários

Comentários