SAÚDE E BELEZA

Quer uma alimentação mais saudável? Frutas e vegetais


| Tempo de leitura: 3 min

Cuidar da nossa alimentação funciona tanto como uma poupança para a nossa saúde futura, como também aumenta nosso bem-estar no dia a dia, seja trazendo mais energia ou mesmo nos deixando com uma sensação de que está tudo funcionando bem.

Para isso, alguns alimentos são essenciais - entre eles, claro, frutas e verduras. Mas quais vale a pena trazer para a casa e como consumir?

A seguir, eu trago uma lista de várias opções para você. Lembre-se: não precisa comer todos de uma vez. Preste atenção naqueles que são mais de época e vá mesclando na sua dieta!

1. Couve

A couve é rica em vitamina K, A, C e fibras. Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes poderosas, ajudando a melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os ossos e melhorar a digestão. Vale consumir tanto crua quanto refogada.

2. Acelga

A acelga é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, magnésio e potássio. Também contém antioxidantes, como o betacaroteno. Você pode ingeri-la crua em saladas, cozida ou assada com outros alimentos.

3. Espinafre

O espinafre é rico em ferro, ácido fólico, vitamina K, A e C, além de antioxidantes, como a luteína. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos, combate a anemia, melhora a saúde ocular e fortalece o sistema imunológico.

4. Rúcula

A rúcula contém vitamina K, A, C e cálcio, além de ser rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Quando fizer saladas verdes, lembre-se de incluí-la!

5. Tomate

O tomate é uma excelente fonte de licopeno (um poderoso antioxidante), vitamina C, vitamina A e potássio. Fora que é superversátil, vale incluí-los em saladas, carnes ou peixes assados e como molho para massas.

6. Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno (que o corpo converte em vitamina A), vitamina K, C e fibra. Ela melhora a saúde ocular, ajuda na digestão e possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.

7. Abóbora

A abóbora é rica em vitamina A, vitamina C, potássio, fibra e antioxidantes, como os carotenoides. Com seu alto teor de fibra, ajuda muito a digestão. Experimente fazê-la assada, com casca e tudo.

8. Beterraba

A beterraba é rica em betalaínas (antioxidantes), vitamina C, fósforo, potássio e folato. Ela reduz a pressão arterial e tem propriedades anti-inflamatórias. O melhor jeito de consumi-la é crua, seja ralada ou picadinha.

9. Mandioca

A mandioca é rica em carboidratos complexos, que fornecem uma liberação mais gradual de energia. É uma excelente opção para dar energia, especialmente para quem tem atividades físicas intensas.

10. Banana

A banana é rica em potássio, vitamina B6, vitamina C e fibra. Ela fornece energia rápida devido ao seu teor de carboidratos naturais, por isso, é ótima antes ou depois dos exercícios.

11. Limão

O limão é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, como os flavonoides. Vale usá-lo no tempero de saladas, em limonada ou mesmo em chás.

12. Laranja

A laranja é rica em vitamina C, fibra e antioxidantes. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular e tem efeito anti-inflamatório. Vale a pena consumi-la com o bagaço, ok?

13. Morango

O morango é uma excelente fonte de vitamina C, fibra, potássio e antioxidantes, como o ácido elágico. Você pode congelá-los e bater com iogurtes ou suco de laranja, caso não queira consumir no dia.

14. Mamão

O mamão é rico em vitamina C, vitamina A (betacaroteno), folato e papaína (uma enzima digestiva). Por isso, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, promove a saúde ocular e tem propriedades anti-inflamatórias.

15. Abacate

O abacate é rico em gorduras saudáveis (principalmente monoinsaturadas), vitamina E, vitamina K, potássio e fibra. É uma fruta interessante, porque pode ser consumida em preparos salgados também.

16. Ameixa

A ameixa é rica em vitamina C, fibra e antioxidantes, como os polifenóis. Auxilia na saúde digestiva, especialmente na prevenção de constipação, e tem propriedades antioxidantes que protegem as células do corpo.

Não se esqueça: além de frutas e legumes, inclua proteínas na sua dieta, além de carboidratos complexos. Vale sempre pedir ajuda a um nutricionista, caso sinta que sua alimentação anda deixando a desejar.

Comentários

Comentários