
Noroeste só precisa de uma vitória (ou até menos) pra escapar...
Se existe algo de bom na situação do Esporte Clube Noroeste nesse Paulistão é a certeza de que depende apenas de suas próprias forças pra escapar do rebaixamento. Após 10 rodadas, o Norusca segue com 7 pontos após perder pro Red Bull Bragantino, em Bragança, no último sábado (dia 15), por 2 a 1. Agora restam mais duas partidas decisivas pra disputar. A primeira delas complicadíssima, contra o Santos de Neymar, na Vila Belmiro, nessa 4ª (dia 19), às 19h15. Muito difícil acreditar em um resultado positivo na Vila mais famosa do mundo. Até em função da situação do Peixe, que precisa da vitória pra se classificar. O último e decisivo confronto será contra a Portuguesa de Desportos, no Alfredão, nesse domingo (dia 23), às 18h30...
Serão nesses 90 minutos (ou mais) que tudo será decidido. Um campeonato inteiro de 12 jogos, sem um único descanso, terá a sua verdadeira decisão pro time bauruense nessa partida contra a Lusa. Bastará uma vitória em casa (algo que ainda não aconteceu nesse Paulistão) pro Norusca garantir a sua permanência na elite do futebol paulista em 2026 e de quebra, conquistar também uma vaga na Série D do Brasileiro. Independente dos resultados que envolvam os outros 3 times que disputam pra não cair (Velo Clube, Internacional de Limeira e Água Santa), os 3 pontos contra a Lusa nos garantirão no Paulistão da próxima temporada. Existe até a possibilidade de um empate nos manter, mas é melhor não pensar nessa combinação de resultados. A boa notícia é que depende apenas e exclusivamente de nós. Que o elenco e a comissão técnica do Esporte Clube Noroeste tenham a dimensão da importância desses 3 pontos. O quanto eles serão fundamentais pra continuidade do projeto que a Diretoria está batalhando tanto pra que se concretize. O torcedor segue acreditando...
Um elenco “curto”, com muitos jogando no sacrifício, mas que vai deixar “tudo em campo”...
Não há como negar que o elenco do Noroeste nesse Paulistão poderia (e deveria) ter mais opções. Foram 24 jogadores que vestiram a camisa alvirrubra nas 10 partidas disputadas desde a estreia em Rio Claro, na vitória (a única até aqui) por 2 a 0 sobre o Velo Clube. Muitos deles presentes em todas! A enorme maioria respondendo de maneira muito positiva e representando bem demais a torcida noroestina. Vamos elencar um a um os atletas. Começando pelos que jogaram todos os jogos:
Os que estiveram em campo em todas as 10 partidas:
Felipe Alves: titular em todas. Grandes atuações. Demonstrou confiança. Talvez uma única falha, no gol de cobertura contra o São Bernardo. Tem muito crédito.
Dudu Miraíma: pra mim um dos grandes destaques do Noroeste no Paulistão. Joga demais. Se a gente permanecer no Paulistão, merece uma bela homenagem.
Thiago Lopes: outro grande desse elenco. Mesmo estafado fisicamente em alguns jogos, mostrou o quanto é importante no meio campo.
Carlão: esse dispensa adjetivos. A grande estrela da companhia. Nada menos que 5 gols nos 10 jogos. A dedicação dele em campo enche de orgulho qualquer torcedor. Um MOSNTRO!
Os que só ficaram fora por contusão ou suspensão:
Rodolfo Filemon: atuou em 9 das 10 partidas. Só ficou de fora do jogo contra a Ponte Preta em função da expulsão contra o Corinthians, em Itaquera. Atuações seguras. Um dos melhores do elenco nesse Paulistão.
Maycon: também presente em 9 das 10. Só não esteve em campo nessa última partida contra o Braga por contusão. Que Campeonato Paulista vem fazendo o Maycon. Um dos melhores zagueiros da competição.
Maykon Jesus: jogou todas. Em 9 delas como titular e apenas a última entrando no 2º tempo. Começou melhor o Paulistão e caiu um pouco de rendimento nos últimos jogos. Um dos que estão jogando “no sacrifício”.
Pedro Felipe: outro que faz um campeonato acima da média. Jogando bem demais na frente, ajudando a defesa e sempre intenso, Pedro só não jogou as 10 em função de uma contusão no tornozelo. Mesmo assim jogou sem estar “100%” e foi um dos melhores em campo.
Carlinhos: o zagueiro disputou 9 das 10 partidas, entrando como titular em 7 delas. Foi seguro, eficiente e deu conta do recado. Com a contusão do capitão Luizão, assumiu a vaga e correspondeu.
Denner: esteve presente em 7 jogos. Ficou de fora nas últimas 3 partidas por contusão. O meio campo sentiu muito a sua falta. Só não foi melhor em função de jogar muitas vezes no seu limite físico.
Os que entraram durante as partidas e ajudaram muito até aqui...
Além dos 10 jogadores citados acima, outros 10 jogadores que entraram em algumas partidas como titular e em outras vindo do banco e que não decepcionaram:
Jonatas Paulista: presente em 9 dos 10 jogos. Em 3 deles entrando como titular. Paulista entrega tudo que se espera de um primeiro volante. Marcação forte, dedicação extrema e eficiência no passe. Sem frescura. Joga simples.
Blade: também esteve em 9 jogos, sendo 4 deles como titular. Melhorou muito nas últimas partidas.
Felipe Rodrigues (5 jogos, 2 como titular), Renan (5 jogos, 1 como titular), Jenison (6 vindo do banco), Diego Maia e Luiz Thiago (5 vindo do banco), Adrianinho (entrando em 4 partidas), Léo Costa (3 jogos, 1 como titular) e o jovem Deivid Buiú (que entrou pela 1ª vez contra o Braga) fizeram a sua parte pra ajudar...
Poucos jogando muitas vezes, 3 contusões e uma enorme decepção...
Se o Noroeste utilizou apenas 24 jogadores nesse Paulistão, a realidade é que 10 deles estiveram em praticamente todas e é natural que estejam “desgastados” fisicamente. Os que estiveram quase sempre presentes: Felipe Alves, Dudu, Thiago Lopes e Carlão (todos com 10 partidas), Rodolfo Filemon, Maycon, Maykon Jesus, Pedro Felipe, Carlinhos e Denner (em praticamente todos) e Jonatas Paulista e Blade são os principais nomes do Norusca nesse Paulistão. Tivemos 3 contusões que atrapalharam muito os planos da equipe. A primeira delas a do capitão Luizão (logo na partida de estreia e depois na sua volta contra a Ponte), do meia Vitinho (contra o Palmeiras) e do atacante DG em sua estreia...
É inegável que de todos do elenco, o jogador que menos correspondeu foi o lateral Cicinho. Com atuações fracas e erros que comprometeram principalmente as partidas contra o Guarani e o São Bernardo, foi a grande decepção. Torço pra que Diego Maia, Maykon Jesus e Felipe Rodrigues estejam em boas condições pras últimas duas partidas...
Momento Maguila
O SALVE de hoje vai pra imensa torcida noroestina. Que milhares e milhares de apaixonados pelo Norusca torçam muito e tenham a mesma vibração positiva pra ajudar na permanência do seu clube de coração na elite do futebol paulista.
Assista as entrevistas e se INSCREVA no DU MAUAD Sports no Youtube
Contato : @dumauadsports (Instagram) E-mail: dumauadesportes@gmail.com