NOVOS EQUIPAMENTOS

Tarcísio inaugura centros de previsão e alertas meteorológicos

Por Bruno Lucca | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, inaugurou nesta quinta-feira (13) os novos CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e Cepram (Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos), ambos no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital.

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) busca fortalecer a resposta a desastres naturais e eventos climáticos extremos.

São Paulo possui atualmente sete radares meteorológicos, operados por diferentes instituições, como SP Águas, USP, Unesp e Unicamp. O estado tenta adquirir mais quatro equipamentos.

Anunciado em janeiro, o Cepram será utilizado para reunir os dados desses equipamentos e organizar ações preventivas, capacitação de agentes e desenvolvimento de estratégias para minimizar os impactos de desastres naturais na população paulista.

Ele teve um investimento de R$ 40,9 milhões e também será responsável por aprimorar a previsão e emissão de alertas à população.

Já o novo CGE conta com tecnologia avançada de meteorologia, contratada por R$ 3 milhões, para o monitoramento em tempo real de condições e ocorrências em todo o estado, permitindo uma atuação mais ágil e eficiente da Defesa Civil.

Todo o complexo inaugurado nesta quinta deve ser gerido pela Defesa Civil e contará com uma equipe técnica especializada, incluindo meteorologistas, hidrólogos e geólogos.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira, destacou que o investimento nos sistemas de monitoramento sempre foi uma prioridade do governador. "Esse foi um pedido direto dele. Agora, teremos um Centro moderno, que servirá de referência para outros estados e nos permitirá prestar um serviço ainda com mais qualidade para o povo paulista", disse.

O governador esteve no evento.

A Defesa Civil estuda aumentar a quantidade de informações nos alertas que envia para os celulares da população. A ideia é colocar, por exemplo, para onde a população pode fugir em caso de perigo, mostrando locais seguros e não seguros em suas regiões.

A quantidade de notificações também pode aumentar, cada uma trazendo uma nova orientação.

Comentários

1 Comentários

  • ADRIANO A S ANDRADE 14/02/2025
    Mais uma peça de propaganda deste pior governador que São Paulo já teve, que usa chapéu de presidente americano, mostrando que não tem nenhum compromisso com o povo de São Paulo, que é brasileiro, mas sim apenas como seu chefe Bolsonaro que até quer ceder território nacional para os americano colocarem base militar, mostrando como são \"patriotas\". Até hoje nenhuma obra foi feita no interior de São Paulo para melhorar a vida da população.