OPINIÃO

Revisitando a memória...

Por Cidinha Couto | A autora é colaboradora de Opinião
| Tempo de leitura: 2 min

Ao longo da vida a principal câmera de registros é a nossa memória. Ela é capaz de registrar tanto os momentos felizes quanto os não tão felizes assim, mas, são ambos importantes, porque fazem parte da nossa história.

De vez em quando, revisitamos os momentos vividos em certos lugares, com determinadas pessoas, suspiramos de alegria - as vezes de raiva - mas, também, de saudade: principalmente daqueles que amamos e que já partiram para outro plano.

Impressionante que, dos registros da memória, o que se destaca é exatamente aquilo que vivemos, que sentimos e que fizemos uns pelos outros naquele cenário. Por mais que lembremos de objetos materiais conquistados, de viagens realizadas, ainda assim, sobressai o sentimento e a presença de como nos sentimos e com quem estivávamos naquele exato momento.

Revisitar a memória tira de nós suspiros de alegria ou de lágrimas, porque ali está parte da nossa história. Revisitar a memória nos faz lembrar de cheiros, de sabores, de afetos, de gratidão e de esperança.

Revisitar memória é fazer retrospectiva viva da nossa história porque talvez, agora, os lugares não sejam mais os mesmos e talvez nem as pessoas sejam mais as mesmas. Mas, o melhor da vida é que, enquanto aqui estivermos, estamos registrando e acompanhando. Com a tecnologia registramos certos momentos pelas redes sociais, mas lembrando que o principal registro é feito no HD da nossa memória.

Às vezes, revisitar a memória, traz à tona fatos que não nos agradam. Não precisamos fazer desses fatos morada em nosso coração, não precisamos revivê-los: ninguém gosta ou quer remoer o que não é bom! Mas, sim, revisitar desses percalços, apenas as lições aprendidas, deixando ir as memórias doloridas.

As memórias de ontem juntam-se com as de hoje formando um belo álbum para que, a qualquer momento - ou no amanhã - possamos revisitar e, por instantes, os momentos reviver.

Comentários

Comentários