
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) divulgou nota, na noite deste domingo (9), informando que servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru irão paralisar as atividades nesta segunda-feira (10) em protesto contra cortes e reduções nos percentuais dos adicionais de insalubridade.
Segundo o órgão, os trabalhadores permanecerão concentrados no pátio da sede do DAE, na rua Padre João, 11-25. "Conforme já noticiado pelo Sinserm, diversos servidores do DAE têm questionado as conclusões do laudo de insalubridade realizado por empresa contratada pela autarquia", explica.
"O laudo apresentou inúmeras incoerências, uma vez que várias atividades não tiveram o devido acompanhamento dos próprios servidores nem do engenheiro de segurança do trabalho, resultando em cortes e reduções que não refletem a realidade das condições de trabalho", defende.
O Sinserm pleiteia a suspensão imediata dos efeitos do referido laudo e a manutenção do pagamento dos adicionais de insalubridade nos percentuais anteriores até que seja realizada a devida revisão.
A entidade diz que o pedido já foi solicitado formalmente e também reivindicado diretamente pelos servidores aos seus respectivos diretores e ressalta que o contrato com a empresa responsável pelo laudo termina no próximo dia 28.
"A paralisação visa pressionar pela resolução imediata desta situação, que tem gerado grande insatisfação e prejuízos financeiros injustos aos servidores, além de comprometer a motivação e o desempenho das equipes responsáveis por serviços essenciais à população", declara na nota.
DAE
Em nota, o DAE informou que a revisão dos adicionais de insalubridade e periculosidade seguiu critérios técnicos e legais, com base em laudos elaborados por empresa especializada, contratada em fevereiro de 2024. Ainda de acordo com a autarquia, diante da paralisação de alguns servidores nesta segunda-feira (10), o DAE reforça que já está reavaliando os casos individualmente, em diálogo com a empresa responsável, para esclarecer as questões apontadas pelos servidores, com a possibilidade de suspensão dos cortes até a conclusão da reanálise.
"Após reunião na manhã desta segunda, os servidores retomaram as atividades e asseguraram a continuidade dos serviços do DAE sem prejuízo à população", finaliza o texto.