A Coluna Animal desta semana vai falar sobre uma ótima iniciativa que é abordar as questões referentes à causa animal em nível nacional no horário nobre na televisão para dar visibilidade para um assunto tão sério que são os cães e gatos abandonados. O renomado advogado animalista e ambientalista Daniel Braga Lourenço afirma que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) temos de 30 a 40 milhões de cães e gatos vivendo nas ruas. Esse dado é muito triste e alarmante, é uma questão de saúde pública, ou seja, é uma questão que impacta diretamente na saúde humana, já que nos dias de hoje se usa o conceito de saúde única, ou seja, as questões dos animais refletem na saúde humana e vice-versa.
No tradicional programa de Domingo, o Fantástico, apresentado na Rede Globo, a apresentadora de programa infantil, Xuxa Meneghel, ativista pelos direitos dos animais, protetora de animais e vegana, conta a realidade dos animais em situação de rua, dos abrigos que acolhem esses animais e das pessoas que trabalham voluntariamente nessa causa. São quatro episódios cujo nome do programa chama “Deu Petch” uma alusão ao “match” que é duas pessoas em um site de relacionamento se curtem e ambos se interessam um pelo outro. A ideia é que a pessoa que está assistindo ao programa se sensibilize com a questão dos animais em situação de rua e comece a enxergá-los com outros olhos, que adote ou incentive a adoção desses animais tão sofridos.
Xuxa Meneguel conta que comprava animais para si e para presentear amigos e parentes, porque até então não tinha tido contato com a triste realidade dos animais em situação de rua, descartados, abandonados à própria sorte. Quando tomou conhecimento dessa realidade, parou de comprar animais, passou a adotar e também a ajudar esses animais e as instituições que cuidam deles. Por falar em instituições que cuidam de animais em situação de abandono, é possível ajudá-las através da plataforma “para quem doar” que será exibido no final de cada quadro da apresentadora e terá uma aba escrito “causa animal” e nela constará o nome das instituições que aguardar a sua ajuda para continuar ajudando os animais.
Claro que por trás dessa situação caótica está a falta de responsabilidade dos municípios também que não cumprem as leis que preveem programa de castração como formas éticas de controle da população de cães e gatos e como controle das zoonoses. Também a falta de educação da população combinado com leis brandas até então ou até leis mais severas que preveem pesadas punições, mas que na prática não são aplicadas em nosso país tornam a situação dos animais algo preocupante e que se nada for feito em nível nacional tomará uma proporção sem precedentes. Esperamos que esse programa sirva de alerta para os gestores dos municípios e estado para que algo grandioso seja feito para que cada vez mais os animais possam ser assistidos em suas necessidades básicas como serem recolhidos das ruas, programa de castração e programas de adoção para que possamos mudar a realidade desses animais.
Mariana Fraga Zwicker
Advogada e ativista pelos Direitos Animais