
Estratégia 1
Fora das comissões permanentes após um biênio presidindo a Comissão de Fiscalização e Controle, a vereadora Estela Almagro (PT) encontrou uma maneira de contornar a ausência ante a predominância da base governista sobre colegiados estratégicos da Casa.
Estratégia 2
Ela foi à reunião da Comissão de Justiça na terça-feira (4), assistiu às discussões e protocolou sugestões aos integrantes do grupo sobre quatro propostas analisadas.
Sugeriu
Duas delas são mais importantes. A primeira envolve o próprio piso da enfermagem, repasse que o governo quer pagar a título de abono. A petista solicitou aos integrantes da comissão que ouçam o Conselho de Enfermagem - que desempenhou, avalia Estela, importante papel para a categoria nos últimos anos, descobrindo inclusive erro no cálculo de repasses à Saúde.
Pedido
A segunda, por sua vez, abrange uma proposta que autoriza a Funprev a doar uma série de bens considerados inservíveis e antieconômicos à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb). A parlamentar recebeu a informação de que os bens a serem doados já estão na empresa pública desde o ano passado - e que o projeto apenas oficializaria a medida. Estela pediu aos colegas uma diligência in loco para verificar se a informação procede.
Drenagem
O Governo de São Paulo reuniu 53 prefeitos na semana passada para anunciar que terão acesso a valores multimilionários a fim de financiar obras de drenagem. As prefeituras podem acessar R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras no ramo. Bauru, porém, ficou de fora.
Informações
O servidor público de Bauru pode ter de esperar mais um pouco para ver a aprovação do aumento sobre o vale-compras, benefício que o governo quer elevar a R$ 1.400,00. Relator do tema na Comissão de Justiça, o vereador Edson Miguel (Republicanos) encaminhou pedido de informações à prefeitura — a quem cabe agora responder.
Região
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu uma simbólica medalha ao prefeito de Avaré (120 quilômetros de Bauru), Roberto Araújo (PL), com os dizeres "imbrochável, imorrível e incomível" — a chamada "medalha dos três is". A entrega foi feita durante visita do mandatário em Brasília, nesta quarta-feira (5).