![AME Bauru foi inaugurado em 28 de janeiro de 2010](https://sampi.net.br/dir-arquivo-imagem/2025/01/2a44610a258b7cb954fb177793945a0e.jpg)
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Bauru, unidade sob gestão da Famesp, celebra seus 15 anos de funcionamento nesta terça-feira (28). Para marcar a data, a unidade preparou uma programação especial, incluindo atividades voltadas para profissionais da saúde e usuários do serviço.
Amanhã, 29 de janeiro, das 8h às 11h, no auditório do AME, será realizado um evento direcionado a equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região, com a participação do articulador de humanização do Departamento Regional de Saúde (DRS-VI), Bruno Wesley Rodrigues. A programação abordará o modelo de cuidado compartilhado entre o AME e os municípios, com relatos da equipe interdisciplinar e de profissionais de Iacanga.
Já no período da tarde, das 14h às 16h, a programação será voltada para os usuários da unidade, com foco no cuidado ao paciente com diabetes. A equipe interdisciplinar do AME e parceiros oferecerão orientações sobre direitos e deveres das pessoas com diabetes, alimentação adequada, cuidados com os pés, insulinoterapia, perda auditiva relacionada à doença e importância da atividade física.
Além disso, a Associação dos Diabéticos de Bauru estará presente para divulgar os serviços de apoio disponíveis à população.
COMPROMISSO
Inaugurado em 28 de janeiro de 2010, o AME Bauru foi o 21º equipamento do tipo no Estado de São Paulo. Desde então, a unidade tem se consolidado como referência no atendimento ambulatorial especializado para os 18 municípios da região, que somam uma população de aproximadamente 590 mil pessoas.
Ao longo desses 15 anos, o AME Bauru realizou 1.321.319 consultas, 411.924 exames diagnósticos e 52.504 procedimentos cirúrgicos.
Além do atendimento direto à população, a unidade também tem papel fundamental na formação de profissionais da área da saúde.
Entre 2016 e 2024, mais de 7.600 alunos passaram pelo AME, incluindo internos de Medicina, residentes de Cirurgia Plástica e estagiários de Enfermagem.
A gestão da unidade, realizada pela Famesp, destaca o impacto positivo do AME na saúde pública.
"Priorizamos a transparência nas decisões e o envolvimento da equipe para criar um ambiente de confiança e respeito", afirma Antonio Rugolo Jr., presidente da Famesp. Já a gerente da unidade, Fernanda Rosa, reforça a importância do reconhecimento do trabalho diário: "Valorizar cada esforço e progresso motiva e engaja os profissionais".
Nos últimos anos, o AME também tem investido em sustentabilidade, adotando práticas para redução do consumo de descartáveis e implementação de energia limpa. Além disso, desde 2020, a Comissão de Qualidade da unidade vem aprimorando protocolos para segurança do paciente e gestão eficiente dos processos assistenciais. "Enxergar além do presente e transformar desafios em oportunidades é fundamental. Nossa missão é inspirar as pessoas ao nosso redor para que, juntas, enfrentem os desafios como oportunidades de mudança, moldando um futuro melhor para todos", conclui Roberta Fiuza Ramos, diretora administrativa do AME Bauru.