CUIDADOS

Janeiro Branco: Unimed Bauru faz campanha pela saúde mental

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Autocuidado e autocomprometimento beneficiam saúde mental
Autocuidado e autocomprometimento beneficiam saúde mental

A Unimed Bauru realizou, no último dia 15, uma palestra voltada à promoção da saúde mental de seus colaboradores. A atividade, intitulada "O que fazer pela saúde mental agora e sempre" foi ministrada pelo psicólogo Daniel da Silva Vicente, da equipe de Atenção Personalizada à Saúde (APS) da cooperativa. O evento ocorreu às 9h, na sala de treinamentos da unidade administrativa, e abordou temas como autocuidado, criação de metas e qualidade de vida.

A iniciativa faz parte das ações do Janeiro Branco - mês de conscientização sobre saúde mental e emocional, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão a campanha nacional acontece no início do ano, período associado a novos começos, esperanças e planejamento de metas, incentivando a reflexão sobre o bem-estar individual e coletivo.

O IMPACTO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL

A relevância do tema é evidenciada por dados alarmantes. Segundo o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, em 2023, foram registradas 294.594 internações psiquiátricas, representando 3,21% do total de internações no país. No mesmo período, foram realizadas mais de 45 milhões de sessões individuais de psicoterapia e 6 milhões de atendimentos psiquiátricos. O Brasil também lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, afetando 9,3% da população, o equivalente a aproximadamente 18 milhões de brasileiros.

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO BIOPSICOSSOCIAL

Durante a palestra, o psicólogo Daniel Vicente destacou que a saúde mental depende do equilíbrio entre três aspectos fundamentais. O primeiro é o biológico, relacionado à saúde física e ao funcionamento do corpo. Depois vem o psicológico, que analisa comportamentos e processos mentais. Por último está o social, influenciado pelo ambiente e pelas relações interpessoais.

Esse conceito é conhecido como modelo biopsicossocial e ressalta a necessidade de uma abordagem integrada para promover o bem-estar.

METAS COMO FERRAMENTA PARA A SAÚDE MENTAL

Outro ponto enfatizado foi a importância do autocuidado e do autocomprometimento como ferramentas para manter a saúde mental em dia. Segundo Daniel, "todo mundo tem uma função no mundo, e para cumpri-la, é essencial definir objetivos e traçar metas alcançáveis. Construir um significado para suas metas ajuda a manter a motivação nos dias difíceis e auxilia na realização dos seus propósitos".

Para ilustrar essa estratégia, o psicólogo apresentou a Roda da Vida, um método visual que avalia o nível de satisfação em doze áreas, divididas em quatro grandes grupos: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. A ferramenta permite reflexões sobre equilíbrio e prioridades individuais.

De acordo com Daniel, "esse modelo facilita a conquista de grandes objetivos, pois transforma cada passo em uma meta concreta e possível de ser alcançada".

REFLEXÃO E INTEGRAÇÃO

Ao final da palestra, os participantes realizaram uma dinâmica interativa, na qual escreveram frases e palavras representando seus desejos para o ano e compartilharam com outra pessoa. O evento foi encerrado com um café da manhã especial, promovendo um momento de integração entre os colaboradores.

Comentários

Comentários