BEM ESTAR & CIA

Ressaca: café, banho gelado, beber mais... como resolver?

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Primeiros dias do ano, mas muita gente ainda fazendo festas e enfrentando as terríveis ressacas. A cabeça dói, o estômago embrulha, a boca seca, os olhos e os ouvidos ficam mais sensíveis e, às vezes, o arrependimento bate. Esses sintomas são velhos conhecidos de quem vez ou outra bebe além da conta. E para lidar com a ressaca, muitas pessoas vão arriscando sugestões que nem sempre dão certo.

 Antes de tudo, é importante saber que o álcool é absorvido pelo corpo, chegando a todos os lugares por meio da corrente sanguínea. Quando tomamos bebida alcoólica, ela desce até o estômago, passa pelo intestino e, por fim, chega ao fígado, onde é metabolizada e dividida em moléculas de etanol, num processo que demanda muito esforço desse órgão. A ressaca, por consequência, é o preço que o corpo paga por essa metabolização intensa, provocada pelo consumo exagerado de álcool.

Cada pessoa reage de um jeito, por isso há "truques" antirressaca que funcionam melhor para alguns do que para outros (veja ao lado algumas dicas). Mas, como regra geral para evitar esse mal-estar, sempre vale a máxima de que quanto maior a ingestão de líquido melhor, desde que não seja mais álcool, é claro!

Comentários

Comentários