
Que maçã faz bem para a saúde todo mundo sabe. Mas o poder dessa fruta vai além. Um estudo internacional recente revela que comer apenas quatro maçãs por semana pode reduzir em até 40% o risco de morte devido a doenças cardíacas.
Outra fruta altamente nutritiva, a banana também apresenta resultados notáveis, diminuindo em cerca de 30% as chances de morte prematura. E se a maçã e a banana separadas já trazem benefícios para a saúde, imagine juntas. A combinação das duas, consumidas de três a quatro vezes por semana, pode praticamente reduzir pela metade a probabilidade de uma morte precoce.
Publicada na revista científica Frontiers in Nutrition, a pesquisa foi conduzida por cientistas do Hospital Yangtze, em Jinzhou, na China. O estudo acompanhou 2.184 pessoas de meia-idade com colesterol elevado durante dez anos. Os resultados mostraram que aqueles que incluíram de três a quatro maçãs em sua dieta semanal tinham 39% menos chances de morrer de qualquer causa, em comparação com quem raramente comia a fruta. O impacto positivo da banana foi igualmente significativo, refletindo uma redução semelhante no risco de morte precoce.
O efeito positivo do consumo de maçã para a saúde cardíaca já é bastante conhecido. Isso se deve ao fato de que a fruta contém uma substância chamada flavan-3-ols (flavanóis), que é benéfica para o coração. Uma revisão de mais de 150 estudos realizada em 2022 concluiu que esse composto químico pode melhorar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
Além da maçã, os flavanóis também podem ser encontrados nos chás verde e preto, em amoras, no chocolate amargo, no vinho tinto e em mirtilos.