NESTA QUARTA

Posse na Câmara: sessão traz à tona problema de espaço

Por Editoria de Política | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Mateus Ferreira
Câmara Municipal de Bauru ficou 'pequena' há tempos
Câmara Municipal de Bauru ficou 'pequena' há tempos

Quase tudo certo para a posse dos 21 vereadores e da prefeita Suéllen Rosim e seu vice, Orlando Costa Dias, nesta quarta-feira (1/1) para os próximos quatro anos. O quase fica por conta do espaço exíguo do plenário e galeria do Poder Legislativo. A galeria (onde o público se acomoda) não consegue acomodar mais do que 65 pessoas visitantes. E o plenário, agora, terá de ser dividido por 21 parlamentares e não mais 17. Trata-se de um problema antigo da Câmara Municipal de Bauru, quase um tabu, de uma cidade que chega a 400 mil habitantes com a mesma estrutura na Casa de Leis de muitas décadas atrás, quando a cidade mal chegava a 300 mil moradores.

Por solicitação da vereadora Estela Almagro (PT), que, como a mais votada da eleição proporcional, vai presidir a sessão de posse e eleição da nova Mesa Diretora do Poder, o acesso à sessão solene de amanhã será liberado ao público, que poderá ocupar, além da galeria, os corredores do prédio, onde há TVs instaladas.

Por sinal, a TV e a Rádio Câmara transmitirão, ao vivo, a sessão de posse e eleição. Não houve tempo hábil para a instalação de um telão na frente do Legislativo, na Praça Dom Pedro II, no Centro da cidade, segundo informou a presidência da Câmara.

Estela Almagro adianta que cada vereador, a prefeita e o vice poderão levar dois familiares, que serão acomodados no plenário. Este setor não terá as tradicionais mesas dos parlamentares, substituídas por cadeiras, para ampliar o espaço útil.

Também a pedido da vereadora, a sede do Legislativo terá suas portas abertas às 17h de amanhã. A sessão terá início às 18h. A previsão de tempo para a posse é de uma hora e meia. Em seguida, os vereadores escolherão os novos dirigentes da Casa - presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. Os únicos convidados para a sessão foram os representantes dos Conselhos Municipais. "Trata-se de um evento público, por isso procuramos garantir a ele a maior e melhor representatividade possível", afirma Estela.

O RITO

Estela Almagro vai abrir a sessão às 18h e dar posse à prefeita, vice e aos 21 vereadores. Ela falará pelos parlamentares e Suéllen pelo Poder Executivo. Ambas terão 10 minutos cada.

Estela convidou os vereadores Julio Cesar (PP) para ser o 1º secretário e Bira (Podemos) para ocupar a cadeira de 2º secretário na sessão da posse e eleição da Mesa, que ocorrerá a seguir.

"Escolhi um vereador de oposição e um de situação para compor a Mesa e representar, simbolicamente, o equilíbrio e a independência que esta Casa deve ter sempre".

REPENSAR ESPAÇO

A vereadora Estela Almagro avalia que a Câmara que tomará posse nesta quarta (1) terá de trazer de volta o tema 'tamanho do prédio do Legislativo'. Para ela, "quando a estrutura se mostra insuficiente para abrigar com eficiência as discussões da Casa, além das sessões, é preciso repensar o espaço".

Um dos exemplos citados pela parlamentar é o 'congestionamento' na agenda do plenário, único espaço disponível para abrigar as inúmeras atividades públicas possíveis no Legislativo, como audiências, reuniões temáticas etc.

"Além disso, Várias câmaras de cidade do porte de Bauru já se modernizaram em outros sentidos também, inclusive com painel eletrônico de votação, por exemplo". Outra necessidade, 'pra ontem', apontada pela vereadora: a cobertura do estacionamento da Casa.

Comentários

Comentários