Para marcar o Dia do Cego, comemorado em 13 de dezembro, a Unimed Lençóis Paulista promove a exposição Arte Inclusiva com obras criadas por artistas deficientes visuais (cegos ou com baixa visão), atendidos pelo programa Vida Iluminada. A mostra vai até a próxima sexta-feira (20), na sede da cooperativa, que fica na rua Manuel Amâncio, 65 - ao lado do Pronto Atendimento. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade, independentemente de ter plano de saúde ou não.
O programa Vida Iluminada é uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Lençóis Paulista e atualmente beneficia 28 deficientes visuais, com ou sem plano de saúde, moradores de Lençóis Paulista e Macatuba. Semanalmente os participantes têm acesso a aulas de música, artes, locomoção com bengala, leitura em braille e informática adaptada. A Unimed disponibiliza a estrutura da sede da AMU, transporte para as aulas e uma cesta básica mensal para cada assistido.
José Ferreira de Santana, de 52 anos, que perdeu a visão há 1 anos após ter um AVC achou que a vida tinha acabado. "Mas eu conheci (o projeto) e as coisas mudaram. O carinho, a atenção que as pessoas oferecem para a gente aqui é muito especial. Estou aprendendo a tocar violão, informática e artesanato. Para quem estava desistido, está sendo muito bom. Se fala muito de inclusão social por aí, e para mim aqui é inclusão social", afirma.
A presidente da AMU, Vânia Carraro, enfatiza o impacto do programa: "O Vida Iluminada vai além de ensinar habilidades. Ele ilumina vidas, promovendo inclusão, independência e novas oportunidades", diz. Concorda com ela o presidente da Unimed de Lençóis, Carlos Orlando Carraro. A exposição pode ser conferida na rua Manoel Amâncio, 65, no Centro da Cidade.
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade