Este terceiro domingo do Advento chama-se "domingo da alegria" (Gaudete: alegrai-vos), porque o Natal está bem perto e próxima está a chegada de Deus. Não há maior alegria do que aquela que vem da presença de Deus em nossa vida. A terceira vela da Coroa do Advento que se acende é a de cor-de-rosa bem em sintonia com a alegria da santa Missa que se inicia com o canto de entrada dando o tom da celebração como nos convida São Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto" (Fl 4,4s). Flores podem enfeitar o altar, a fim de nos animar a prosseguirmos jubilosamente rumo ao Natal.
No trecho evangélico da santa Missa deste domingo, Lc 3,10-18, São Lucas apresenta São João Batista, aquele homem enviado por Deus que pregava às multidões e as batizava para a conversão. A volta ao caminho de Deus não é teoria, mas prática concreta que exige a caridade, a justiça, a misericórdia. João Batista dizia ao povo: "Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo". Aos publicanos recomendava: "Não deveis exigir nada além do que vos é prescrito". Aos soldados exortava: "A ninguém molesteis com extorsões; não denuncieis falsamente e contentai-vos com o vosso soldo". O fruto de uma vida cristã assim vivida, isto é, de conversão a Deus e ao próximo, é a alegria que perdura para sempre. Na segunda leitura, Fl 4,4-7, São Paulo exortava aos filipenses: "Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!" E prosseguia dizendo: "Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo". Na primeira leitura, Sf 3, 14-18, o profeta Sofonias pedia alegria por causa da presença do Senhor: "Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, Sião; não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido de amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa". A mensagem da alegria perpassa estas leituras bíblicas deste domingo. Deus convida o seu povo, a nós em particular, a participar da sua alegria porque Ele quer nos enviar agora também neste Natal o seu Filho, a fim de que a nossa alegria seja completa: "Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16, 24). Jesus é a perfeita alegria do Pai e do Espírito Santo, Ele é o sorriso de Deus enviado a nós na noite santa do Natal, acarinhado na manjedoura por sua mãe, Maria, e por São José, rodeado na terra pelos pastores de Belém e no alto pelos Anjos do céu.
A esta altura da caminhada do Advento, convém perguntarmos: A que ponto nos encontramos na nossa preparação para o santo Natal? Fazendo eco às palavras de São João Batista, como estamos testemunhando o nosso amor a Deus, o espírito de caridade, de justiça e de misericórdia para com os outros? E a alegria de sermos católicos? Lembremos que ainda é tempo para começar se até agora pouco ou nada fizemos de bom que agrada a Deus e enche o nosso coração de alegria.
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade