Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Qatar de Fórmula 1 neste domingo (1). O Circuito de Lusail foi palco da 23ª e penúltima etapa da temporada do Mundial da maior categoria do automobilismo.
O holandês barrou a pressão de Lando Norris durante a maioria da corrida e, nas últimas 10 voltas, viu o adversário da McLaren sofrer uma punição de 10 segundos. Assim, o atual campeão mundial conduziu até a bandeirada quadriculada com tranquilidade e garantiu sua 63ª vitória na carreira e nona na temporada.
No fim, Lando Norris acabou em 11º. Charles Leclerc foi o segundo colocado e Oscar Piastri completou o pódio.
Os pilotos voltam às pistas no próximo fim de semana para a última prova da temporada, o Grande Prêmio de Abu Dhabi. A corrida será no domingo, 8 de dezembro, às 10h (de Brasília), no Circuito de Yas Marina.
Largada eletrizante
Max Verstappen aproveitou a largada de presente na pole e acelerou para se manter na ponta. Enquanto George Russell tentava atacar o holandês da Red Bull, Lando Norris se enfiou na briga e quase tomou a liderança, mas não conseguiu.
Pouco depois, o safety car precisou entrar na pista após choque de Franco Colapinto e Esteban Ocon, que abandonaram a prova antes de completarem a primeira volta. Nico Hulkenberg foi outro que se deu mal durante o acidente na largada ao sofrer um furo no pneu esquerdo traseiro, porém ele conseguiu trocar a peça e retornar ao circuito.
A relargada do GP do Qatar ficou para a volta cinco, quando o safety car deixou a pista após os incidentes.
Verstappen voa na relargada
Com a corrida retomada sem o safety car na pista, Max Verstappen voou na relargada e ampliou a vantagem na ponta. Pouco atrás, Oscar Piastri conseguiu ultrapassar Charles Leclerc e ganhou a quarta posição.
Enquanto isso, outra batida aconteceu. Desta vez foi entre Yuki Tsunoda e Valtteri Bottas, mas a prova seguiu com bandeira verde.
Punição a Hamilton
Na 15ª volta, os comissários da Fórmula 1 anunciaram penalidade de cinco segundos para Lewis Hamilton, por ter queimado a largada.
Na pista, a briga estava boa entre Guanyu Zhou e Yuki Tsunoda. O japonês levou a pior e caiu para a 13ª posição.
Max Verstappen seguiu liderando na 17ª volta, enquanto Lando Norris tentava diminuir a desvantagem para o tetracampeão mundial. Ambos se revezavam nas voltas mais rápidas.
Logo em seguida, Piastri passou a brigar com Russell pela terceira posição. O australiano chegou a ficar a menos de um segundo do adversário até que ele errou uma curva e perdeu a chance de roubar a posição do piloto da Mercedes.
Problemas no pitstop do Russell
Russell foi o primeiro a ir aos boxes no GP do Qatar. A parada, porém, foi um desastre, porque os mecânicos enfrentaram dificuldades para ajustar a roda traseira direita. Após sete segundos, o piloto retornou ao circuito, mas só em 10º, longe da terceira posição a qual ocupava.]
Quem se aproveitou da situação foi Oscar Piastri, que tomou a terceira posição e passou a afundar o acelerador para ganhar vantagem antes de ir aos boxes.
Verstappen x Norris antes dos boxes
Verstappen queria ampliar a vantagem na liderança antes de ir aos boxes para a troca de pneus. Norris se manteve firme e forte na perseguição, aumentando o ritmo para diminuir a distância do holandês.
O líder deu tudo o que poderia, afundou o pé no acelerador e ficou 2.6s à frente de Norris na 34ª volta.
Na sétima colocação, Lewis Hamilon teve o pneu dianteiro esquerdo furado lomge dos boxes. O britânico foi ultrapassado por uma série de carros e foi parar na 11ª posição. Carlos Sainz também sofreu o mesmo problema devido a destroços do retrovisor de Albon que caiu na pista e foi atropelado por Bottas.
O safety car entrou na pista para a limpeza dos detritos deixados pela peça do carro de Albon.
Piastri nos boxes
Oscar Piastri aproveitou a confusão com os detroços do retrovisor de Albon e foi para os boxes. Era a chance de ganhar posições já que o safety car entrou na pista.
Relargada eletrizante na volta 40
O safety car deixou a pista e Lando Norris partiu para cima de Max Verstappen. A briga foi boa e quase que os pilotos se tocaram no circuito. O holandês mostrou o motivo pelo qual é tão vitorioso e se defendeu para maner a liderança.
Na confusão da relargada, Sergio Perez acabou rodando sozinho e atolou na curva 10. O mexicano abandonou a corrida e a bandeira amarela subiu novamente.
Punição para Norris
Na briga pelo primeiro lugar, Lando Norris acabou tomando uma punição de 10 segundos porque não diminuiu a velocidade do carro durante a bandeira amarela. O britânico da McLaren foi aos boxes para cumprir a penalidade e caiu para a 15ª colocação. Leclerc subiu para segundo e Piastri passou a ocupar o terceiro posto.
Na reta final da corrida, Norris passou a brigar por posições para garantir alguma pontuação. Nas últimas três voltas, ele conseguiu chegar à 10ª posição acelerando bastante.