Este ano, Independência e Oriente disputam uma final inédita, em Bauru, pela Copa Semel. A equipe do Oriente garantiu sua vaga após vencer o Comercial por 3 a 1, no estádio Edmundo Coube, no Jardim Araruna. Já o Independência conquistou sua classificação nas cobranças de pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar contra o Beija-Flor. O time da zona oeste levou a melhor nas penalidades, vencendo por 4 a 2.
As finais serão realizadas no estádio Mirante Ferroviário, nos dias 1 e 8 de dezembro. As partidas têm previsão de início às 9h10, conforme informado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
A equipe do Oriente chega à sua segunda final consecutiva da Copa Semel e busca o terceiro título de sua história. O time do Jardim Petrópolis levantou a taça nas edições de 2005 e 2015. Vindo de um vice-campeonato, a equipe chega forte e mostra que a gestão de sua diretoria está dando bons frutos. Sob o comando do técnico e ídolo Hebinho, o Oriente conta com uma defesa sólida e um meio de campo que pode fazer a diferença, com destaque para Caique, que ajudou com dois gols na classificação para a final. Outro trunfo foi a manutenção do habilidoso Wellitinho, destaque desde a temporada passada com a camisa do Oriente.
Já pelo lado do Independência, a equipe da zona sul migrou para a Copa Semel após a pandemia, no ano de 2022. Anteriormente, o time disputava o campeonato da Liga Bauruense. Acostumada com decisões, a equipe chega a esta final após uma classificação emocionante nos pênaltis. O time do técnico 'Osmarzão' conta com uma defesa sólida, comandada pelo xerife e capitão 'Bebê', e um meio de campo de qualidade, com o camisa 10 Murilo. Pelo lado do Independência, também merece destaque o atacante camisa 9 e um dos artilheiros do campeonato, Levi, que pode fazer a diferença nesta final.
A partida, inicialmente, seria disputada no estádio Edmundo Coube, mas, devido a mudanças, foi definido que os jogos acontecerão no estádio Mirante Ferroviário. A entrada no distrital será mediante o uso de pulseiras, destinadas a cada equipe. O time do Oriente, como visitante nesta primeira partida, terá acesso pela entrada principal. Já a equipe do Independência, por ser mandante, terá acesso pelo portão superior, atrás das arquibancadas. O estádio contará com a separação de torcidas, conforme recomendação do MP. Uma novidade desta final será a opção de doação de um litro de leite, cuja arrecadação será destinada a instituições de caridade.