As temperaturas vão subindo, os raios solares se intensificam… É, os sinais de que o verão está chegando estão aí. Ao mesmo tempo em que a gente começa a sonhar com praia e piscina, também precisamos cuidar da nossa pele e cabelos durante esses dias.
Você sabe como? Eu conto tudo na coluna de hoje!
Hidratação com força total
A gente transpira mais no verão, por isso, precisamos garantir nossa hidratação tanto via interna quanto externa. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água ao longo de todo o dia, e ajuste conforme sua atividade física e clima. Quem faz mais esporte precisa de mais água, quem transpira mais também.
Você também pode incluir melancia, pepino, abacaxi e laranja na dieta, são alimentos ricos em água e que ajudam a manter a pele hidratada e fornecem vitaminas.
Além disso, use hidratantes com ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas. Aplique após o banho, quando a pele está mais receptiva a absorver a umidade.
Mais atenção à proteção solar
O filtro solar é necessário nos dias frios, chuvosos e, claro, no verão é ainda mais fundamental. Escolha um protetor solar com FPS 30 ou mais e que tenha amplo espectro (UVA/UVB). Aplique generosamente em todas as áreas expostas, incluindo orelhas, pés e nuca.
Reaplique a cada 2 horas, ou após nadar ou suar. Um bom truque é usar um spray facial com FPS para reaplicação durante o dia. Se você fica em escritórios ou lugares fechados, reaplique ao menos uma vez por dia.
Preciso ressaltar que sua proteção fica mais completa ao usar óculos com proteção UV e chapéus de aba larga. Para o cabelo, opte por produtos que contenham proteção UV e considere usar lenços ou chapéus.
Já para atividades ao ar livre, procure roupas que tenham proteção UV incorporada. Isso é especialmente útil para quem pratica esportes.
Fuja das micoses
Quem frequenta piscinas e clubes precisa ter atenção às micoses, uma condição bem comum no verão. Sempre use chinelos em vestiários e áreas úmidas para evitar o contato com fungos.
Também evite emprestar toalhas ou itens pessoais que possam transmitir fungos. Use toalhas próprias e seque bem a pele após o banho. Após nadar, seque-se bem, especialmente nas áreas que costumam ficar mais úmidas.
Se perceber manchas brancas ou qualquer marca fora do comum, marque com seu dermatologista para tratar o quanto antes.
Atenção aos tratamentos de pele
Se você é uma pessoa adepta dos tratamentos estéticos, consulte seu dermatologista: muitos procedimentos, como peeling químico e laser, exigem evitar a exposição ao sol por um período.
Portanto, após tratamentos, use protetor solar ainda mais rigorosamente e evite o sol direto, além de seguir as recomendações médicas.
Cuidado com os cabelos
Os cabelos também tendem a ficar mais desidratados diante do excesso de sol, e ainda podem aparentar mais frizz, que são aqueles arrepiados, sobretudo em dias chuvosos.
Para mantê-los em dia, prenda os cabelos presos para reduzir a área exposta ao sol e calor, ou seja, coques, tranças e rabos de cavalo são superindicados para prevenir danos e ressecamento.
No dia a dia, use leave-ins e óleos que oferecem hidratação e proteção UV. Procure por produtos com ingredientes como óleo de argan ou coco. Também aposte em produtos antifrizz e faça hidratações semanais. Uma boa máscara capilar pode fazer maravilhas para a saúde do cabelo no verão.
O uso de chapinhas e secador no verão pode ser pausado, também no sentido de evitar danos, ok?
Caso tenha ido à piscina ou à praia, permita que sua pele se recupere, especialmente após dias de exposição intensa ao sol. Além disso, se notar manchas, ressecamento ou qualquer sinal diferente, marque com seu dermatologista para começar logo a tratar!