SAÚDE E BELEZA

Higiene bucal: além da autoestima, ela é vital para o seu coração


| Tempo de leitura: 3 min

Manter a boca e os dentes limpos já é superimportante porque ajuda a evitar mau hálito e cáries, mantendo os dentes saudáveis e trabalhando a favor da nossa autoestima. Afinal de contas, sorrir é um dos nossos cartões de visita.

Acontece que a importância da saúde vai além disso, podendo influenciar também no coração, sabia?

Na coluna de hoje, eu falo mais sobre esse assunto e trago algumas dicas.

A importância da higiene e saúde bucal

Escovar os dentes e garantir a saúde bucal tem um papel fundamental em diversos aspectos da saúde geral e do nosso bem-estar, entre eles:

Saúde cardíaca: estudos têm mostrado uma ligação entre doenças periodontais e problemas cardíacos. A inflamação e as bactérias presentes nas gengivas podem entrar na corrente sanguínea, potencialmente contribuindo para condições como infecções cardíacas, aterosclerose e outros problemas cardiovasculares.

Mastigação e digestão: a saúde bucal afeta diretamente a mastigação, que é a primeira etapa do processo digestivo. Dentes saudáveis permitem uma mastigação eficiente, facilitando a quebra dos alimentos e, consequentemente, uma digestão mais eficaz. Dificuldades na mastigação podem levar a uma alimentação inadequada, resultando em problemas nutricionais.

Longevidade: a saúde bucal está associada a uma maior longevidade, porque pessoas com boa higiene bucal e sem doenças gengivais tendem a viver mais, possivelmente devido à redução do risco de doenças sistêmicas.

Autoestima: ter uma boca e dentes saudáveis trabalham por sua autoestima e a qualidade de vida. Problemas dentários, como cáries, mau hálito ou dentes desalinhados, acabam afetando nossa confiança ao sorrir e ao falar. Um sorriso saudável contribui para uma melhor imagem pessoal e social, influenciando relacionamentos e interações.

Viu, só? Cuidar dos dentes e gengivas é um investimento na saúde a longo prazo. Então, agora saiba como cuidar!

Dicas para sua saúde bucal

Boa higienização

Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia com uma escova de dentes com cerdas macias e um creme dental com flúor. Faça movimentos suaves em ângulo de 45 graus em relação à gengiva, cobrindo todas as superfícies dos dentes.

Também use fio dental diariamente para remover restos de alimentos e placa entre os dentes, onde a escova não alcança. Se seu dentista recomendar, use também enxaguante bucal.

A escovação mais importante é a de antes de dormir, nesse momento capriche em cada cuidado!

Alimentação saudável e ingestão de água

Evite açúcares em excesso, ao reduzir a ingestão de doces e refrigerantes você consegue diminuir o risco de cáries. Além disso, frutas, vegetais e laticínios ajudam a fortalecer os dentes e as gengivas.

Não se esqueça de beber água ao longo de todo o dia. Ela ajuda a lavar os resíduos alimentares e a manter a boca hidratada, estimulando a produção de saliva, que é protetora para os dentes.

Visite seu dentista

Agende visitas ao dentista a cada seis meses para exames e limpezas profissionais. Esse momento também é fundamental para entender se seus dentes estão alinhados — problemas ortodônticos tendem a afetar a mastigação, pois desgastam os dentes.

O dentista também pode identificar casos de bruxismo e ajudar no tratamento.

Em geral, duas vezes ao ano é suficiente para quem tem boa higiene, mas seu dentista é a pessoa mais recomendada para indicar a frequência das consultas.

Evite fumar

Não fume e evite produtos de tabaco, que podem causar problemas gengivais, mau hálito e aumentar o risco de câncer bucal. O cigarro ainda escurece e amarela os dentes, impactando sua autoestima.

Preste atenção a sintomas fora do comum

Se notar sangramentos, dor, sensibilidade a doce ou gelado, mau hálito persistente ou qualquer alteração, procure um dentista. Quanto antes o tratamento, melhor vai ser!

Nossos dentes são essenciais para nossa boa saúde. Então, cuide com carinho.

Comentários

Comentários