PERÍODO CHUVOSO

Semana em Bauru começa com 62 mm de chuva; volume deve aumentar

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/IPMet

Novembro começou com fortes chuvas em Bauru. Somente nesta segunda (4) e terça-feira (5) os equipamentos do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) registraram 25.7mm e 36.3mm de precipitação, respectivamente. Nos 5 dias de novembro, a precipitação acumulada chegou a 95.5mm. Os dados indicam a quantidade acumulada até às 19h30 de terça. Na quarta-feira (6), são esperados 6,3 mm de precipitação (veja detalhes da previsão abaixo).

De acordo com o IPMet, um sistema de baixa pressão mantém alta a umidade atmosférica no Estado de São Paulo, o que favorece a nebulosidade e as chuvas isoladas, algumas acompanhadas por trovoadas, principalmente durante a tarde. O Centro informa, ainda, que períodos com sol entre nuvens ocorrerão ao longo desta terça e quarta-feira (6). As temperaturas máximas permanecem estáveis.

As chuvas fortes começaram no final de outubro e recuperaram o nível da lagoa de captação Rio Batalha, que chegou a ficar abaixo de 1,2 metro durante a estiagem. Nesta terça, o reservatório chegou a 3,45m — 25 cm acima do nível ideal. O alívio na seca levou o Departamento de Água e Esgoto a decretar a suspensão do rodízio de abastecimento que afetava mais de 90 mil bauruenses desde maio.

Nos próximos dias, o IPMet prevê aumento nas chuvas. Na quinta-feira (7), o volume deve subir para 19,55 mm. Já na sexta-feira (8), a previsão é de um acumulado de 96,3 mm em apenas um dia.

Segundo o IPMet, nesses dois dias, o tempo se mantém instável, com nebulosidade e com áreas de chuvas espalhadas ao longo do dia. No final da quinta-feira uma nova frente fria aproxima-se do Estado de São Paulo, aumentando a condição de instabilidade e durante a sexta feira avança pelo litoral do estado, causando áreas de chuvas, trovoadas, descargas elétricas e rajadas de ventos ocasionais em várias regiões. As temperaturas, porém, devem permanecer instáveis.

Imagem: Reprodução/IPMet

Comentários

Comentários