ADVOCACIA

Eleição na OAB de Bauru terá duas chapas e disputa acirrada

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Subseção fica na quadra 30 da Nações Unidas. Duas chapas estão registradas em Bauru para disputar o pleito: uma de Adilson Sartorello e outra de Thiago Tezani
Subseção fica na quadra 30 da Nações Unidas. Duas chapas estão registradas em Bauru para disputar o pleito: uma de Adilson Sartorello e outra de Thiago Tezani

A eleição que vai definir o nome a ocupar a presidência da subseção de Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo próximo triênio já agita a advocacia local e também dos municípios subordinados à entidade local - Piratininga e Duartina. A votação ocorre em 21 de novembro.

Ao contrário da última disputa, quando a advogada trabalhista Márcia Negrisoli foi reconduzida ao cargo sem concorrentes, desta vez há duas chapas registradas. Uma delas será necessariamente escolhida entre os cerca de 4.900 advogados inscritos em Bauru.

Uma liderada pelo advogado Adilson Sartorello, especialista em direito imobiliário e atual vice-presidente da subseção de Bauru, apoiado pela presidente. Outra, por sua vez, encabeçada pelo criminalista Thiago Tezani, apoiado pela presidente estadual Patrícia Vanzolini.

Além de Adilson, compõem a chapa da situação os advogados Keity Abreu (candidata a vice), Dilma Carvalho (secretária-geral), Daniela Guedes (secretária adjunta) e Tiago Barbosa (tesoureiro).

Já na chapa de Tezani figuram como candidatos os advogados Thiago Munaro (vice), Amanda Bassoli (secretária-geral), Angélica Alcântara (secretária adjunta) e Gilson Rodrigues (tesoureiro).

A eleição à OAB de São Paulo neste ano será realizada de maneira totalmente virtual pela primeira vez. Isso significa que advogados não terão de sair de casa para votar.

Em comunicado, a Ordem afirmou que "a iniciativa reforça o compromisso da OAB com a classe paulista, facilitando o direito ao voto e fortalecendo a representatividade da advocacia".

"Para participar das Eleições da OAB Bauru, basta acessar a área restrita do site da OAB SP e preencher o formulário de cadastro, que está reformulado, mais simples e objetivo. Todos receberão o PIN de autenticação via e-mail ou SMS para participarem da primeira votação 100% online da entidade", explica a presidente Márcia Negrisoli.

'Queremos uma OAB protagonista de novo'

Crédito: Divulgação

Da esq. à dir., Thiago Munaro, Amanda Bassoli, Thiago Tezani, Angélica Alcântara e Gilson Rodrigues

Candidato da oposição à presidência da 21.ª subseção da OAB, em Bauru, o advogado Thiago Tezani formou-se pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) e se especializou em advocacia criminal. Foi também presidente da 10.ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB no triênio 2022-2024.

Renovação é a principal bandeira de Tezani, que vê na atual gestão da OAB Bauru - que apoia seu adversário Adilson Sartorello - uma entidade enfraquecida e carente de posicionamento no âmbito da sociedade.

"Esse mesmo grupo político administra a OAB há 30 anos. Quando eu estava na faculdade já era esse [grupo]. A falta de alternância de poder enfraqueceu a OAB perante a sociedade", defende.

A OAB enquanto entidade de classe e instituição do País, defende Tezani, tem a obrigação de se posicionar sobre assuntos de relevância no debate público - o que não acontece em Bauru, avalia o advogado.

"A OAB precisa ser aguerrida não apenas nas questões dos advogados, mas também da sociedade como um todo", pontua. "Não é fazer política da boa vizinhança para ficar de bem com todo mundo. Tem momentos que exigem posicionamentos", acrescenta.

Tezani defende também uma visão disruptiva na OAB Bauru. "Temos uma visão moderna, mais democrática e eficiente. Voltada sobretudo aos interesses da advocacia", afirma.

'Queremos manter o protagonismo da OAB'

Crédito: Divulgação

Da esq. à dir., Dilma Carvalho, Adilson Sartorello, Daniela Guedes, Keity Abreu e Tiago Barbosa

Candidato da situação à presidência da OAB Bauru, o advogado Adilson Sartorello, especializado em direito imobiliário, formou-se em Tupã na Faculdade de Direito da Alta Paulista (Fadap) e é vice-presidente da subseção.

Sartorello admite que há um certo enfraquecimento da OAB como um todo, mas diz que o cenário em Bauru é diferente. "Nossa entidade tem profundo reconhecimento da comunidade regional. Por isso é que defendemos continuidade nesse trabalho. Manter o protagonismo em toda a região", disse ao JC nesta quinta-feira (24).

Entre as bandeiras, Sartorello diz que uma das principais delas é não retroceder "um milímetro sequer" de todas as conquistas alcançadas nas gestões anteriores da subseção. "Buscamos sempre valorizar o passado e o presente", acrescenta.

Isso explica, segundo ele, o fato de sua chapa ter apoio de oito dos nove ex-presidentes da subseção local. "Defendemos criar condições cada vez mais modernas para a jovem advocacia, com tecnologia, gestão e muita discussão", afirma.

Sartorello contesta a crítica dos adversários sobre a falta de protagonismo da entidade em Bauru e diz que "só fala isso quem desconhece a atuação da OAB".

Para ele, "a OAB está presente em todas as discussões e tem representantes em vários locais, das comissões [da Câmara] aos conselhos [do município]. Nós nomeamos praticamente todo dia um representante para estar em algum ambiente. A OAB tem protagonismo", afirma.

Comentários

Comentários