APÓS DENÚNCIA

PM Ambiental flagra arma e aves silvestres em cativeiro na região

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Polícia Militar Ambiental/Divulgação
Aves e arma de fogo apreendidas pela Polícia Ambiental
Aves e arma de fogo apreendidas pela Polícia Ambiental

Igaraçu do Tietê - A Polícia Militar Ambiental apreendeu, na manhã desta quinta-feira (24), em uma residência em Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru), pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegalmente, em situação de maus tratos, e um revólver sem documentação.

Durante patrulhamento, a equipe recebeu denúncia informando que o morador de uma casa no Jardim dos Antúrios mantinha aves silvestres presas, sem autorização legal, além de uma arma de fogo, que utilizaria para ameaçar vizinhos e pessoas com quem se desentendesse.

Os policiais foram até o endereço e o morador, de 66 anos, autorizou buscas no local. Durante a vistoria, encontraram quatro pássaros silvestres presos em gaiolas, em situação insalubre, com água e comida sujas, o que caracterizaria, segundo a equipe, situação de maus-tratos.

O homem também entregou aos policiais um revólver calibre 38, com doze munições intactas, alegando que a arma seria uma herança do seu pai, e que não tinha sua documentação. Ele foi encaminhado à delegacia, prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade.

O caso foi registrado como posse ilegal de arma de fogo e crimes ambientais de animais silvestres em cativeiro sem autorização e maus tratos. Após avaliação, os pássaros foram reintroduzidos na natureza, pois se encontravam em estado bravio, com sinais recentes de captura.

Na esfera administrativa, a Polícia Ambiental lavrou dois autos de infração ambiental, um no valor de R$ 2 mil, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente, e outro no valor de R$ 12 mil, por praticar atos de maus-tratos.

Comentários

Comentários