DREX é a sigla para "Digital Real Experiment" (Experimento do Real Digital) que se refere à moeda digital do Banco Central do Brasil, também conhecida como Real Digital. É uma versão digital do real brasileiro, projetada para facilitar transações financeiras seguras e eficientes.
Outros detalhes do DREX
O DREX utiliza a tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology - DLT), que permite a realização de transações com ativos digitais e contratos inteligentes. Tem como objetivos a inclusão financeira, proporcionando acesso democrático aos benefícios da digitalização da economia para cidadãos e empreendedores e eficiência e segurança, visando melhorar a eficiência das transações financeiras e garantir a segurança dos ativos digitais.
Como funcionará o DREX?
Para utilizar o DREX, é necessário um intermediário financeiro autorizado, como um banco, que fará a transferência do dinheiro depositado em conta para a carteira digital do DREX. As transações são liquidadas dentro da plataforma DREX, garantindo segurança e transparência.
Quais os benefícios do DREX?
Os principais benefícios do DREX são: a segurança, com transações seguras com ativos digitais. Também permite a democratização: acesso mais amplo aos serviços financeiros digitais. E inovação: facilitação de novos tipos de transações financeiras através de contratos inteligentes.
A movimentação será controlada?
Sim, a movimentação do DREX será controlada pelo Banco Central do Brasil. Cada transação realizada com o DREX ficará registrada em um sistema supervisionado pelo Banco Isso permite um alto nível de rastreabilidade e segurança nas transações financeiras. No entanto, isso não significa que haverá uma invasão de privacidade generalizada. O sigilo bancário continuará a ser respeitado, e o rastreamento será similar ao que já ocorre com outros meios de pagamento, como cartões de crédito e transferências bancárias. Além disso, a programabilidade do DREX possibilita que certas condições sejam aplicadas às transações, como restrições de uso em determinados contextos, o que pode ser utilizado para fins específicos, como pagamentos de benefícios sociais que só podem ser usados para compras essenciais.
Prévia do PIB
O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou aumento de 0,2% em agosto na comparação com o mês anterior. Em julho, o índice havia apresentado retração de 0,4% -- a primeira queda desde março e a maior retração desde maio de 2023. O resultado foi calculado após ajuste sazonal - um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes.
Prêmio Nobel de Economia
O Prêmio Nobel de Economia de 2024 foi concedido a Daron Acemoglu (57), Simon Johnson (61) e James A. Robinson (64), por seus estudos sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade. Acemoglu, que nasceu na Turquia, e Johnson, do Reino Unido, são pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já Robinson, também britânico, é da Universidade de Chicago. Seus estudos ajudaram a entender as desigualdades entre as prosperidades entre as nações. O comitê decisor do prêmio avaliou o porquê dos 20% de países mais ricos do mundo são, atualmente, cerca de 30 vezes mais ricos que os 20% mais pobres.
Fim do ano: programe as suas finanças
Planejar os gastos de fim de ano pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e começar o próximo ano com as finanças em ordem. Aqui estão algumas dicas úteis: 1) Analise sua situação financeira; 2) Priorize as despesas essenciais; 3) Quite dívidas em aberto; 4) Defina metas; 5) Use o 13º salário com sabedoria; 6) Evite compras por impulso; 7) Pague à vista sempre que possível; 8) Planeje as férias com antecedência e 9) Faça uma reserva de emergência.
Mude já, mude para melhor!
Quem não reconhece o valor dos outros perde a oportunidade de construir relações significativas e de aprender com as diversas experiências e talentos ao seu redor. Mude já, mude para melhor!