EDIÇÃO 2024

Escritora de Bauru ganha Prêmio Sesc de Literatura


| Tempo de leitura: 2 min
Ariane Suaiden
Patricia Souza de Lima, 38 anos, é graduada em Letras com especialização em Linguagem, Cultura e Mídia
Patricia Souza de Lima, 38 anos, é graduada em Letras com especialização em Linguagem, Cultura e Mídia

O livro 'A glória dos corpos menores', de Patricia Souza de Lima, de Bauru foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura edição 2024. Também foram vencedores o romance 'Bololô: gaiola vazia', de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga (ES); e o livro de poesias 'Contra a parede', de Antonio Veloso Maia (RJ).

As obras foram selecionadas entre 2.731 inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances. Outros quatro escritores receberam menção honrosa, duas na categoria romance, uma em conto e uma em poesia. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.

Patricia Souza de Lima, 38 anos, é graduada em Letras com especialização em Linguagem, Cultura e Mídia. É idealizadora e coordenadora do grupo de leitura bauruense Cevadas Literárias e autora do livro de poesia 'O amor é um solo de jazz'. No livro 'A glória dos corpos menores' aborda temas como solidão, envelhecimento, desigualdade social e os pequenos momentos de conexão que definem a existência humana.

Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Senac Rio, com tiragem inicial de 2 mil exemplares para cada categoria. Também receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30 mil. O lançamento dos novos títulos está previsto para o final do ano.

Porta de entrada

Ao oferecer oportunidades a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Em sua 21ª edição, se tornou uma das mais importantes premiações do País, sendo hoje considerado referência por críticos literários, escritores brasileiros e visto como grande porta de entrada para o mercado editorial no Brasil, informa a assessoria de imprensa.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por anonimato. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. A obras são avaliadas por escritores profissionais renomados, que fazem a seleção pelo critério da qualidade literária. Desde a sua criação em 2003, mais de 22 mil obras foram inscritas e 40 novos autores foram revelados.

Comentários

Comentários