Nesta sexta-feira (11) o Esporte Clube Noroeste, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Fundação Laço Rosa realizaram 100 exames gratuitos de mamografia na campanha do Outubro Rosa contra o câncer de mama. As atividades aconteceram no Estádio Alfredo de Castilho, das 8h às 18h, em uma carreta especializada para diagnóstico preventivo. As mulheres que participaram fizeram um cadastro prévio na internet, pelo site http://marqueessegol.com.br.
A bauruense Jeanne Gonçalves Indrigo, 48 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas na carreta. Ela faz exames desde os seus 42 anos e relata que teve caso de câncer de mama na família, da sua tia paterna. Fato, inclusive, que a preocupa.
"Nós mulheres precisamos nos cuidar. É tão demorado fazer esse exame pelo serviço público e a iniciativa do Noroeste e da Federação foi muito legal", disse a munícipe.
O SUS prioriza a realização de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos, pois nessa faixa etária o risco de câncer de mama é maior e o exame é mais eficiente. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres nessa faixa etária façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.
Em Bauru, a média para se fazer monografia pelo SUS é superior a um ano de espera. Em julho deste ano a imprensa local noticiou uma fila de 3 mil mulheres.
'Marque Esse Gol'
Denominada “Marque Esse Gol”, a campanha foi criada em 2016 pela ONG Fundação Laço Rosa e já realizou mais de 12 mil exames gratuitos, sempre no mês de outubro.
Além da Locomotiva Vermelha, também participam em 2024 o Santos, Portuguesa, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Guarani, XV de Piracicaba, Botafogo, Marília, Ferroviária, Red Bull Bragantino e São José.
O Buteco do Rastro e a Medicinal também foram apoiadores nos bastidores do evento, assim como a Record TV, detentora dos direitos de transmissão do Paulistão.