Não bastasse a acne em si, depois que ela surge, vem o medo: será que a pele vai ficar marcada com cicatrizes? Em geral, pessoas com grau mais severo de acne têm mais chance de desenvolver cicatrizes.
Mas mesmo aquelas acnes menos profundas, podem danificar sua pele, sobretudo quando você espreme e cutuca. Por isso, nesta coluna eu te explico um pouco mais sobre o assunto.
Como elas aparecem
As cicatrizes de acne surgem devido ao processo inflamatório causado pela acne. Quando há uma espinha ou cravo, a pele ao redor pode ficar inflamada devido à infecção bacteriana ou ao acúmulo de sebo nos poros. Quando o corpo tenta curar essa inflamação, pode ocorrer uma produção excessiva de colágeno ou perda de tecido, resultando em cicatrizes. Quanto mais profunda a lesão, maior a chance de marcar.
Diferentes tipos
Cicatrizes deprimidas: causadas pela perda de tecido, deixando a pele com um aspecto afundado.
Cicatrizes elevadas: resultam de uma produção excessiva de colágeno, formando uma protuberância na pele.
Manchas escuras: não são cicatrizes verdadeiras, mas são áreas hiperpigmentadas que permanecem após a acne ter cicatrizado.
Não 'cutuque'
A cicatriz pode acontecer mais facilmente quando a gente manipula a acne indevidamente. Por exemplo, ao espremê-la. Isso machuca mais a pele e agrava a lesão. Outro detalhe importante: a gravidade e o tipo de cicatriz de acne podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da resposta individual à acne e de fatores como genética, tipo de pele e cuidados com a pele durante e após os surtos de acne. Por essa razão, aos primeiros sinais de cravos e espinhas, marque com seu dermatologista.
Já tenho cicatriz de acne, o que fazer?
Para quem já sofre com cicatrizes, a boa notícia é que existem muitos procedimentos e tratamentos para amenizar as marcas e recuperar sua autoestima.
Peelings químicos
O peeling químico é feito com ácido, ou seja, seu dermatologista analisa sua pele e aplica os ácidos na quantidade cabível, como ácido salicílico, glicólico ou tricloroacético. O que acontece é que a pele descama e uma nova camada de pele nasce, mais firme, sem manchas e lisinha. O tratamento elimina até as cicatrizes mais profundas da pele, de forma definitiva, mas podem ser necessárias mais de uma sessão. É uma opção para pessoas que já não tem nenhuma espinha ou cravo no rosto.
Microagulhamento
O microagulhamento também é uma ótima opção para amenizar cicatriz de acne. Ele é feito pelo dermatologista com a utilização de um aparelho com micro-agulhas muito finas que ao penetrar na pele causam pequenas feridas, estimulando a formação de colágeno novo. Assim, quando a pele se recupera, o que leva cerca de 10 dias, fica mais uniforme e lisa. São necessárias algumas sessões para garantir um resultado adequado, variando de pele para pele.
Radiofrequência
A radiofrequência é um tratamento que utiliza uma fonte de calor para estimular a pele a produzir novas fibras de colágeno, deixando-a mais firme e tornando as cicatrizes da acne menos visíveis. É feita pelo dermatologista e pode necessitar de várias sessões em intervalos de 15 a 30 dias, conforme orientação.
Laser
O laser esquenta a pele, gerando uma alteração nas fibras de colágeno. Isso faz com que a pele fique mais lisa, eliminando progressivamente as marcas e manchas do rosto provocadas pela acne. Também costumam ser necessárias mais de uma sessão.
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento que consiste em aplicar injeções de ácido hialurônico no rosto, a fim de remover os pontos de fibrose que são os causadores da depressão que dão origem à cicatriz, uniformizando a pele. Não se trata de um procedimento definitivo, durando cerca de 6 meses a 1 ano e meio. Depois, é preciso refazer. Não se esqueça que os tratamentos trazem mais resultado quando o dermatologista analisa sua pele e indica a opção que vai sanar exatamente seu tipo de cicatriz. Siga as recomendações à risca e procure dermatos de confiança para isso, combinado?