A Coluna Animal dessa semana vai trazer um dia muito importante no calendário pet que é o dia do Voluntário, comemorado em 28 de Agosto. Dia esse que deve ser celebrado, afinal de contas sem o trabalho voluntário na causa animal, muito mais animais estariam em situação de sofrimento e abandono.
Diariamente muitos animais em nossa cidade são alimentados, vermifugados, vacinados, castrados e cuidados por protetoras voluntárias na causa animal, ou seja, pessoas que tiram recursos do próprio bolso para cuidar de uma superpopulação de animais, fruto de falta de políticas públicas para controle de natalidade de caninos e felinos. A questão do voluntário na proteção animal é muito mais complexa do que se pensa, uma vez que os animais são levados para a casa da própria voluntária ou mesmo é internado em hospedagens pet e clínicas veterinárias particulares. Após recuperar o cachorro ou gato, esse animal é colocado para adoção em eventos de adoção e redes sociais. Infelizmente, nem todos os animais colocados para adoção conseguem um lar para chamar de seu e acabam ficando na casa da protetora de animais que o resgatou com o intuito de dar a esse pet uma vida digna.
O trabalho voluntário na proteção animal é extremamente árduo e dispendioso, uma vez que o trabalho de alimentar, hidratar, limpar o local onde o pet mora é diário. Junta-se a esse trabalho os gastos vultuosos com ração, vermífugos, vacinas, castração e consultas. Infelizmente em Bauru, o município não cumpre a lei de assistir os animais resgatados ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, lei estadual 11.977 de 2005, artigo 11: “Os municípios do Estado devem manter programas permanentes de controle de zoonoses através de vacinação e controle da reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável”.
Na causa animal temos também muitos médicos veterinários voluntários, ou seja, profissionais que atendem muitos animais de forma voluntária ou com preços abaixo do praticado no mercado com o intuito de tornar possível o resgate daquele animal. Muitos profissionais de banho e tosa em pets também doam sua mão de obra para ajudar os animais.
Toda nossa gratidão a todos os voluntários da causa animal que dedicam suas vidas, seu tempo e recursos para salvar a vida de muitos animais que muitas vezes pela primeira vez puderem sentir o amor quando foram resgatados e cuidados por um voluntário. Que o trabalho voluntário em prol dos animais cresça a cada dia, beneficiando cada vez mais e mais animais. Parabéns a todos os voluntários por seu dia!
Mariana Fraga Zwicker
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade