DESTAQUE NACIONAL

Colégio Técnico da Unesp Bauru é o 1.º em SP e 6.º do Brasil

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Colégio Técnico Industrial (CTI) Professor Isaac Portal Roldán é o primeiro colocado do Estado de São Paulo entre as escolas públicas e o sexto melhor do Brasil. O colégio pertence à Unesp Bauru e se localiza no câmpus da universidade. A classificação foi divulgada na quarta-feira (15) da semana passada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O índice avalia o fluxo escolar e a média dos resultados nas avaliações aplicadas aos estudantes. O CTI recebeu 7,4 pontos na avaliação. Assim, está acima da média estipulada pelo Ideb que é 5,5 - conforme divulgou o Governo do Estado.

Sobre o fluxo escolar, o diretor prof. dr. Marcelo Rodrigues da Silva Pelissari afirma que os baixos índices de evasão do CTI contribuem para que o colégio tenha uma alta avaliação. Segundo ele, 95% dos estudantes que ingressam concluem a formação. "Nós não fazemos nenhum tipo de preparatório para a prova que é aplicada. Os resultados são frutos do dia a dia do aluno, sendo o aprendizado acumulado de cada estudante. O CTI é uma escola técnica profissionalizante, além das matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também há as disciplinas dos cursos técnicos", explica.

Os cursos técnicos existentes na instituição são Mecânica, Eletrônica e Informática. O diretor afirma que o aprendizado nas disciplinas é colocado em prática nos cursos técnicos.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos junto com professores do CTI e docentes das Faculdades de Engenharia, Ciências, Artes, Arquitetura, Comunicação e Design da Unesp. "Tudo isso contribui para o desempenho excelente dos alunos. Ficamos felizes com esse resultado. Porque, neste país, a Educação é colocada em xeque a todo momento, tanto pela sociedade quanto governos. Esse resultado demonstra a nossa luta diária e comprometimento, tanto na gestão quanto na sala de aula. Os alunos também são os protagonistas disso. Assim, agradecemos também ao empenho dos nossos estudantes, que são fantásticos", afirma o diretor.

Comentários

Comentários