OPINIÃO

'Santa Eleição'

Por Roberto |
| Tempo de leitura: 2 min

Essa homenagem é um agradecimento a querida e amada "Santa Eleição". A história dessa futura santa no Brasil começou no Período Colonial, quando os chamados "homens bons" elegiam as autoridades municipais através do voto. Durante o Período Imperial os eleitores elegiam, também por votação, os representantes municipais, provinciais e os membros da Câmara dos Deputados e do Senado. Nesse período a população pobre, mulheres e escravos não votavam, eram excluídos do processo eleitoral.

Na Era Vargas foi criada a Justiça Eleitoral que centralizou a organização do processo eleitoral. Também foi no início da Era Vargas que as mulheres conquistaram o direito ao voto, ampliando consideravelmente o direito ao voto no Brasil. Durante o Período Militar a eleição do presidente passou a ser indireta, feita pelo Colégio Eleitoral. Com a promulgação da Constituição de 1988, o voto passou a ser direto e foi mais ou menos de lá para cá que "Dona Eleição" começou a operar seus "milagres", sendo então "canonizada, "santificada" e venerada pelos fiéis eleitores brasileiros.

O povo passou a adorar "Santa Eleição", de 2 em 2 anos o País vira uma festa pois muitos pedidos são atendidos, Água brota de nascentes desconhecidas em lagoas e chegam a todas as torneiras com abundância, ruas são recapeadas e alfal tadas, Praças ficam limpas e árvores são podadas, guias e sarjetas são pintadas de branco, Leitos hospitalares em quantidade suficiente evitam mortes de pacientes por espera de vagas em unidades de saúde, ciclovias surgem do nada colaborando com o meio ambiente.

Vagas em escolas e creches, então, nem se fala, todas as crianças do município tem suas vagas garantidas com merenda de primeira qualidade, material escolar e uniformes escolares chegando tempestivamente nas escolas. Os Servidores Públicos trabalham satisfeitos pois de sentem valorizados com reposições de perdas financeiras, aposentados e pensionistas municipais começam a receber, logicamente com outra denominação, o benefício do Vale Alimentação, afinal, idosos também precisam se alimentar.

Pasmem vocês, até uma importante obra como a do tratamento de esgoto, paralisada por anos, começa repentinamente a "andar", um verdadeiro milagre de "Santa Eleição". Seria cômico se não fosse trágico, infelizmente "Santa Eleição" não existe e seus "milagres" não passam de meras promessas eleitoreiras, mas somos um povo que, apesar de sofrido, continua acreditando em milagres, quem sabe um dia "Santa Eleição" não se materialize e atenda a todos os nossos pedidos.

Comentários

Comentários