Com menos chuvas durante a fase de outono-inverno, mais ventos e tempo frio, nossa pele e nossos cabelos sentem muito, sobretudo quando a gente burla alguns cuidados essenciais - como o banho com água quente, em vez de morna. É natural sentir a pele craquelar, com áreas mais esbranquiçadas e até aumento de dermatites e alergias nessa época. Se você anda percebendo esses sintomas, vai gostar de ler a coluna que preparei!
Quais são os sinais da pele ressecada?
A pele ressecada pode apresentar vários sinais e sintomas. Alguns podem ser mais comuns em algumas pessoas, que são:
Sensação de repuxamento ou desconforto, especialmente após a lavagem.
Pele solta ou que se descama, formando pequenas partículas ou casquinhas.
A superfície da pele pode parecer áspera ou rugosa, sobretudo em joelhos, cotovelos e outras regiões naturalmente mais secas.
Algumas áreas da pele podem ficar avermelhadas ou inflamatórias.
Sensação de coceira ou irritação mais frequentes do que o de costume.
Em casos mais severos, podem surgir rachaduras ou fissuras na pele.
Aparição de linhas finas ou rugas devido à falta de hidratação, principalmente no rosto, colo e pescoço
A pele pode estar propensa a pequenas feridas ou lesões, se machucando com mais facilidade.
Os lábios podem estar sempre ressecados, com a pele saindo e até com a sensação de queimados.
As cutículas das unhas das mãos e dos pés tendem a se soltar, incomodando um pouco mais.
Se você tem notado mais de um desses fatores, talvez seja o momento de repensar os cuidados com sua pele.
Por que nos dias frios e secos a pele fica mais ressecada?
O ar frio geralmente tem uma umidade relativa mais baixa, o que significa que há menos umidade no ambiente. Isso reduz a quantidade de água disponível para a pele, contribuindo para o ressecamento.
Além disso, as mudanças bruscas de temperatura, como sair do ambiente aquecido para o frio externo, podem prejudicar a barreira protetora da pele e causar perda de umidade.
E tem mais: tendemos a suar menos, o que reduz a hidratação natural da pele. Menos suor pode significar menos umidade para a pele.
Outro ponto prejudicial é que muitas pessoas tomam banhos quentes para se aquecer, mas a água quente pode remover os óleos naturais da pele, contribuindo para o ressecamento. Além disso, a preguiça de usar hidratante pós-banho e o fato de tomarmos menos líquidos também afetam a hidratação.
Como cuidar melhor da pele nos dias frios e secos?
Hidrate sua pele
Use cremes ou loções hidratantes mais ricos e espessos, especialmente após o banho, para ajudar a reter a umidade. Produtos com ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e manteiga de karité são ótimos para a hidratação. Evite cremes com cor e cheiro forte para não provocar alergia.
Sem água quente no banho
Evite banhos com água quente, ela pode remover os óleos naturais da pele. O ideal são banhos rápidos com água morna e sem buchas abrasivas, combinado?
Beba muita água
A hidratação vem de dentro para fora. Então, beba água ao longo do dia para ajudar a manter a pele hidratada. Outra opção são os chás sem açúcar, nos dias frios eles são até mais apetitosos!
Escolha produtos de limpeza suaves
Como sabonetes ou géis de limpeza sem sulfatos e que não sejam agressivos para a pele. Produtos hidratantes e emolientes ajudam a preservar a camada lipídica da pele.
Proteja sua pele do sol, mesmo que esteja mais fraco
O protetor solar jamais pode ser esquecido! Mesmo no inverno, a pele ainda é exposta à radiação UV. Use um protetor solar com FPS adequado para proteger a pele dos danos solares.
Atenção com a alimentação
Busque consumir alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como peixes, nozes e sementes, para ajudar a manter a pele nutrida e hidratada.
E, claro, mantenha suas idas ao dermatologista em dia. O especialista pode indicar tratamentos para melhorar a hidratação da pele e também sugerir os produtos certos para seu tipo de pele.