COLUNISTA

Deus existe

Por Hugo Evandro Silveira |
| Tempo de leitura: 4 min
Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril

A fé em Deus é o alicerce fundamental das reflexões humanas. Reconhecer o Criador não é apenas um ato de devoção, mas uma necessidade para aprofundar nosso entendimento sobre Ele e sobre nossa própria existência. As evidências de Sua existência estão espalhadas por toda parte. Na vida, enfrentamos duas escolhas fundamentais. A primeira é confiar na razão limitada do ser humano, que deu origem a diversas filosofias, religiões e cosmovisões. No entanto, a razão humana é transitória e limitada, pois o ser humano não é eterno e seu conhecimento é finito (1 Coríntios 1.20). A razão é autocentrada, começa e termina em si mesma. Nossa existência é confinada ao tempo: nascemos, crescemos, deixamos nossa marca no mundo e, finalmente, morremos. Viver exclusivamente pela razão pode levar a uma vida desequilibrada e desprovida de um significado mais profundo. Essa reflexão deveria nos levar a considerar uma segunda alternativa.

A segunda escolha é aceitar a revelação de Deus nas Escrituras. "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3.5). Reconhecer a Bíblia como a Palavra de Deus exige, e antes de tudo, reconhecer a existência de Deus. Crer no Deus da Bíblia não anula a razão; pelo contrário, ao buscarmos a Deus, Ele nos concede clareza (Salmo 119.18), ilumina nossa compreensão (Efésios 1.18) e oferece verdadeira sabedoria (Provérbios 8).

A fé em Deus é fortalecida pelas evidências abundantes da vida. Toda a criação, de maneira silenciosa, testemunha a realidade de um Criador (Salmo 19.1-4). A Bíblia, sendo a Palavra de Deus, valida sua própria autenticidade e comprova sua precisão histórica. Um exemplo é a profecia do Antigo Testamento sobre o nascimento de Cristo. Miqueias 5.2, escrita cerca de 700 anos antes, previu que o Messias nasceria em Belém da Judeia. E, conforme registrado, Jesus nasceu em Belém (Lucas 2.1-20; Mateus 2.1-12). Peter Stoner, em 'Science Speaks', demonstrou que as coincidências nas profecias bíblicas são descartadas pela ciência da probabilidade. Ao aplicar as leis da probabilidade a oito profecias sobre Cristo, Stoner calculou que a chance de um homem cumprir todas as oito é de uma em 100 quatrilhões; Jesus cumpriu as oito e muitas outras.

Ao estudar as Escrituras, descobrimos que Deus é Eterno. Ele transcendeu as limitações do tempo enviando Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo. O amor de Deus não contradiz a razão humana, ao contrário, evidencia. Muitos rejeitam o Deus da Bíblia, mas ao fazê-lo, rejeitam o próprio Deus (João 10.30).

Este foi o modo pelo qual um escritor húngaro arriscou explicar a existência de Deus:

"No ventre de uma mãe haviam dois bebês. Um perguntou ao outro: 'Você acredita em vida após o parto?' O outro respondeu: 'É claro. Tem que haver algo após o parto. 'Bobagem', disse o primeiro, 'não há vida após o parto. Que tipo de vida seria esta?'. O segundo disse: 'Eu não sei, mas haverá mais luz do que aqui. Talvez nós possamos andar com as nossas próprias pernas e comer com nossas bocas. Talvez tenhamos outros sentidos que não podemos entender agora'. O primeiro retrucou: 'Isto é um absurdo. Andar é impossível. E comer com a boca? Ridículo! O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o mais de que precisamos. O cordão umbilical é muito curto para sairmos andando. Uma vida após o parto está fora de cogitação'. O segundo insistiu: 'Bem, eu acho que há alguma coisa e talvez seja diferente do que é aqui. Talvez a gente não vá mais precisar deste tubo físico'. O primeiro contestou: 'Tolice, se há realmente vida após o parto, então, por que ninguém jamais voltou de lá? O parto é o fim da vida e no pós-parto não há nada além de escuridão, silêncio e esquecimento. Ele não nos levará a lugar nenhum'. 'Bem, eu não sei', disse o segundo, 'mas certamente vamos encontrar a Mamãe e ela vai cuidar de nós'. O primeiro respondeu: 'Mamãe? Você realmente acredita em Mamãe? Isto é ridículo. Se a Mamãe existe, então, onde ela está agora?'. O segundo disse: 'Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela. É nela que vivemos. Sem ela nosso mundo não seria e não poderia existir'. Disse o primeiro: 'Nunca a vi, então, é lógico que ela não existe'. Ao que o segundo respondeu: 'Às vezes, quando você está em silêncio, se você se concentrar e realmente ouvir, você poderá perceber a presença dela e ouvir sua voz amorosa lá de cima'".

IGREJA BATISTA DO ESTORIL
62 anos atuando Soli Deo Gloria

Comentários

Comentários