O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, detectou, nesta terça-feira (6), fraude em um veículo-tanque que transportava produto perigoso durante fiscalização de rotina realizada na rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), no km 136, em Brotas (100 quilômetros de Bauru).
As equipes constataram pequenas aberturas no fundo do tanque onde, através do encaixe de chave do tipo allen, havia a liberação do produto que estava retido em seis compartimentos de 5 mil litros, totalizando em torno de 508 litros de desvio.
Após averiguação do Ipem-SP, com o apoio da Polícia Militar, foram levantados os locais em que o veículo havia entregue combustível para que, após perícia prévia, o combustível retido indevidamente seja devolvido aos compradores.
A fiscalização integra conjunto de ações da autarquia para verificar condições dos veículos que transportam produtos perigosos, com inspeção de cerca de 50 itens. Quando são flagradas irregularidades, o responsável pelo veículo é autuado e tem até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.