COLUNISTA

Parabéns aos recepcionistas e tosadores pelo seu dia

Por Mariana Fraga Zwicker |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana vai celebrar o dia dos profissionais de banho tosa e recepção, que são pessoas de extrema importância na rotina de serviços ligados à medicina veterinária, comemorado em 26 de julho.

No dia a dia de quem frequenta clinicas veterinárias e banhos e tosas nos deparamos com os profissionais que também trabalham com atendimentos aos animais que os tosadores e os recepcionistas, sem eles a atividade de uma clínica veterinária ou banho e tosa certamente seria bem mais complexa. São eles as primeiras pessoas a terem contato com o pet e seu tutor. Sempre prontos e dispostos a atender em uma rotina bem extenuante que envolve alguns latidos e miados, no caso de clinicas de animais de pequeno porte (cães, gatos, coelhos, jabutis, porquinhos da índia entre outros).

Já na rotina de um banho, tosa, estética e saúde preventiva do animal são os tosadores muitas vezes que percebem que algo pode estar diferente naquele pet e já alertam o tutor para procurar por um médico veterinário para uma consulta. Os tosadores são profissionais que trabalham pesado, dando banho e fazendo tosa em cães dos mais diversos tamanhos e comportamentos. Muitas vezes o tosador acaba levando um susto e até uma mordida de algum pet um pouco mais estressado. Esse profissional também pode vir a desenvolver alergias respiratórias em função do trabalho relacionado a tosa e também as lesões por esforço repetitivo (as chamadas LER). Além dessas doenças funcionais, ou seja, causadas em função do trabalho que exercem, alguns ainda desenvolvem problemas na coluna por carregar animais pesados ao tirar e colocar na banheira. Alguns tosadores quando atingem um nível de maior profissionalismo, disputando campeonatos de banho e tosa também são chamados de groomer.

Os recepcionistas são os profissionais que nos recebem com um sorriso no rosto e acalmam nossos corações quando chegamos em uma clínica com o pet adoecido e trazem conforte nos momentos de angustia com um bate papo descontraído ou palavras certas ditas no momento certo. São os responsáveis por fazer agendamentos de consultas, exames e banhos e tosas.

A Coluna Animal parabeniza todos esses profissionais por toda a dedicação ao trabalho no dia a dia da rotina de uma clínica veterinária, laboratório veterinário e banho e tosa, pois são peças fundamentais e de extrema importância para o bom funcionamento de uma empresa do ramo pet.


Comentários

Comentários