SAÚDE E BELEZA

Quais são os tipos de ruga? Um dossiê para você se cuidar melhor

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 4 min

Elas sempre chegam. Pode ser mais cedo para algumas pessoas, mais tarde para outras, mas rugas fazem parte do envelhecimento e são naturais. Claro que hoje, com tanto conhecimento e procedimentos médicos, a gente pode se cuidar mais e evitar que elas dominem nossa pele.

As rugas também podem chegar antes do previsto quando a gente não cuida da pele com a devida atenção. Nesta coluna, eu passo por todos esses pontos!

TIPOS DE RUGAS

1. Rugas de expressão

As rugas de expressão são causadas pela repetição de movimentos faciais ao longo do tempo, como franzir a testa, sorrir ou franzir o nariz. Elas geralmente começam a aparecer na faixa dos 20 ou 30 anos. Com o envelhecimento, a pele perde elasticidade e as rugas de expressão se tornam mais visíveis. Além disso, pessoas excessivamente expressivas, seja com caretas, franzido testa etc., tendem a ficar mais marcadas por essas rugas também.

2. Rugas estáticas

As rugas estáticas são visíveis mesmo quando os músculos faciais estão em repouso. Elas são causadas principalmente pela perda de colágeno e elastina na pele à medida que envelhecemos. Elas podem se tornar mais profundas com o tempo e geralmente começam a aparecer após os 40, mas, dependendo da saúde da pele, podem surgir antes disso.

3. Marcas do sono

Estas são rugas que se formam devido à posição de dormir. Elas podem ser causadas pelo atrito repetido da pele contra o travesseiro durante o sono. Parece que a gente acordou com a marca do lençol em uma parte do corpo. Dependendo da posição do sono e da qualidade do travesseiro e roupa de cama, essas rugas podem começar a aparecer em qualquer idade, mas geralmente se tornam mais evidentes com o tempo. Com o passar dos anos, elas demoram mais para sumir também.

4. Rugas gravitacionais

São rugas que se formam devido à gravidade puxando a pele para baixo ao longo do tempo. Elas são mais comuns em áreas onde a pele é mais fina e menos elástica, como ao redor dos olhos e ao longo da mandíbula. Essas rugas tendem a se agravar com a idade, por conta da questão da flacidez. Em geral, aparecem lá pelos 30 ou 35 anos, mas podem atrasar ou adiantar, conforme a saúde da sua pele.

5. Rugas periorais (código de barra)

Essas rugas aparecem ao redor da boca e são chamadas de "código de barras" devido à sua aparência semelhante às linhas de um código. Elas são causadas principalmente pelo movimento repetitivo dos lábios ao longo do tempo, como falar, sorrir e comer. Elas começam a se tornar mais visíveis depois dos 25 anos.

6. Rugas nasolabiais (bigode chinês)

Elas se estendem dos lados do nariz até as laterais da boca, criando uma aparência semelhante a um "bigode chinês". O surgimento está atrelado à perda de volume e elasticidade da pele, juntamente com o movimento facial repetitivo.

7. Rugas de colo e pescoço

Elas podem ser causadas pela exposição ao sol, perda de colágeno e elastina, e pelo movimento repetitivo do pescoço ao longo do tempo. Essas rugas podem começar a aparecer em qualquer idade, mas geralmente se tornam mais visíveis após os 30 anos.

TRATAMENTOS

Laser: eles atuam para melhorar a aparência das rugas, estimulando a produção de colágeno na pele. Existem diferentes tipos de lasers, incluindo o de CO2 fracionado e o laser de Erbium, que podem ser usados para tratar rugas superficiais a profundas, dependendo da intensidade do tratamento. Também ajudam a reduzir a pigmentação irregular.

Toxina botulínica: muito indicado para rugas de expressão, bigode chinês e código de barra, já que paralisam temporariamente os músculos causadores dessas rugas.

Preenchimentos com ácido hialurônico: são indicados para tratar rugas estáticas, vincos profundos e perda de volume facial, proporcionando resultados imediatos e duradouros, dependendo do tipo de preenchimento utilizado.

Ultrassom microfocado: estimula a produção de colágeno na camada profunda da pele, promovendo assim o rejuvenescimento da pele e a redução das rugas e flacidez.

Peeling químico: promove a regeneração da pele e a produção de colágeno. Existem diferentes tipos de peelings químicos que podem ser usados para tratar rugas finas a profundas, manchas de pigmentação e textura irregular da pele.

Saúde da pele: além disso, cuide bem da saúde da sua pele, usando filtro solar diariamente, hidratantes, cremes e séruns anti-idade. A alimentação saudável, a ingestão de água e atividade física também colaboram. Lembre-se de cultivar bons hábitos, evitando o excesso de álcool e o tabagismo. Conte com a ajuda do seu dermatologista de confiança para escolher os melhores tratamentos e produtos, combinado?

Comentários

Comentários