CEI ouve hacker
O hacker Patrick César da Silva Brito, que teria sido contratado para monitorar desafetos do governo numa negociação que teria sido intermediada pelo cunhado da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Walmir Henrique Vitorelli, afirmou nesta quinta-feira (11) que ele e familiares cujas contas bancárias utilizou devem abrir mão do sigilo bancário, medida que abre caminho para que os vereadores rastreiem valores que Patrick diz ter recebido.
Mensagens
À CEI, Patrick Brito disse também ter encontrado mensagens comprometedoras de vereadores que hackeou - não mencionou quem - e que entregou todos esses conteúdos a Vitorelli. À coluna, Walmir Vitorelli negou todas as acusações. Patrick afirmou ainda que essas mensagens podem estar servindo como chantagem a parlamentares.
Não pago sozinho
O hacker também falou aos parlamentares que não vai pagar sozinho pelos crimes que cometeu e chegou a chorar em certo momento.
Valores
Patrick também afirma que recebeu um outro pagamento em janeiro de 2022, o que aumenta o valor que teria recebido para R$ 213 mil. A CEI ainda tentará rastrear esses repasses, mas o fato é que vereadores já não têm dúvidas da invasão. Que o diga Marcelo Afonso (PSD).
Aspas
"O crime foi feito. Até é perceptível a situação [do hackeamento] dos vereadores e do vice-prefeito. Há até dúvidas sobre valores, mas realmente houve crime. Para mim não há dúvidas sobre isso", disse Afonso durante a reunião da CEI, colegiado do qual é membro.
Declaração
No primeiro pronunciamento desde a mais nova morte numa (UPA) à espera de leito hospitalar, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) afirmou em vídeo nas redes sociais que "está fazendo o que ninguém fez pela Saúde do município" e disse também que o gerenciamento de vagas hospitalares é responsabilidade estadual.
Sugestão
Alguns aliados da prefeita chegaram a dizer à mandatária que os fatos recentes deveriam ser motivo de demissão da titular da pasta, Giulia Puttomatti, e que a ex-secretária Alana Burgo caiu por muito menos. Alana foi exonerada após falta de insumos básicos em UBSs.
Não cai
A prefeita, no entanto, não deve acatar nenhum dessas sugestões, segundo apurou a coluna. Puttomatti, que prometeu mais de 40 leitos no ano passado, permanece no cargo.