SEGURANÇA NA REGIÃO

Jaú implanta videomonitoramento com 1.400 câmeras

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Jaú
Central de Monitoramento Inteligente de Jaú funciona na sede da Prefeitura. Imagens das câmeras serão monitoradas em tempo real
Central de Monitoramento Inteligente de Jaú funciona na sede da Prefeitura. Imagens das câmeras serão monitoradas em tempo real

A Prefeitura de Jaú (47 quilômetros de Bauru) inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (18), o novo sistema de videomonitoramento da cidade, integrado às forças de segurança, com mais de 1.400 câmeras distribuídas em quase 100 pontos, vigiados 24 horas por dia. Entre os locais onde os equipamentos foram instalados, estão escolas, unidades de saúde, cruzamentos e entradas e saídas do município. Em alguns espaços de lazer, a população poderá acompanhar a transmissão das imagens em tempo real, de forma gratuita, pela Internet.

De acordo com o Executivo, a implementação do serviço de videomonitoramento teve início em fevereiro deste ano e foi precedida de análise de tecnologias semelhantes existentes na região. "No geral, são três serviços integrados que permitem o monitoramento de imagens, de alarmes e interação remota", informa, por meio de nota.

A Central de Monitoramento Inteligente funciona em uma sala no prédio da Prefeitura, de onde funcionários monitoram as imagens em tempo real. As polícias Civil e Militar têm acesso direto às imagens em centrais próprias na sede do 27.º Batalhão de Polícia Militar do Interior; 1ª Companhia de Polícia Militar e Central de Polícia Judiciária (CPJ).

"Sempre que alguma ocorrência é verificada, a Central decide qual melhor ferramenta deve ser utilizada: sistema de iluminação, sistema de mensagens de voz ou acionamento dos órgãos de segurança pública, focando em agir de forma preventiva e antecipando as ações dos infratores", explica a administração.

ESCOLA E SAÚDE

Dentre as cerca de 1.400 câmeras, 860 foram instaladas nas escolas municipais para garantir mais segurança aos alunos, pais, funcionários e toda a comunidade escolar.

"Além das câmeras, também está em desenvolvimento o aplicativo "Olhar ", que vai permitir que os pais tenham acesso em tempo real às câmeras instaladas nos portões de entrada da escola onde os seus filhos estudam", revela o Executivo.

Já os responsáveis pelas escolas terão acesso a outro aplicativo, o "Botão do Pânico", que vai possibilitar que, com um simples toque no aparelho celular, a Central de Monitoramento seja acionada em caso de emergência.

As unidades de saúde também estão sendo monitoradas 24 horas por dia, com 361 câmeras espalhadas em 23 prédios, incluindo o Pronto-Socorro (PS) da Santa Casa, unidades de pronto-atendimento e unidades de saúde.

TRÂNSITO

Além de câmeras instaladas em cruzamentos estratégicos de Jaú, e também em áreas públicas, 14 câmeras inteligentes foram implantadas nas entradas e saídas da cidade. Esses equipamentos fazem a leitura das placas em tempo real, acionando os sistemas Detecta (SSP/SP) e Alerta Brasil (PRF) caso o veículo seja furtado ou roubado ou o proprietário tenha alguma pendência judicial.

CÂMERAS AO VIVO

Direto de casa, por meio do site http://www.jaucameras.com.br, a população também pode consultar transmissão, em tempo real, de forma gratuita, de imagens de 10 câmeras instaladas em alguns dos principais pontos de lazer da cidade, como o novo complexo esportivo no Kartódromo; o Parque do rio Jaú; a Praça do Museu; e o Lago do Silvério.

(crédito: Prefeitura de Jaú/Reprodução)
(crédito: Prefeitura de Jaú/Reprodução)

Comentários

Comentários